Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1171
Título: Contribuições da teoria das representações sociais para o estudo da identidade profissional dos tradutores/intérpretes de Libras
Autor(es): Mandriola, Vanessa
Produtor: INES
Palavras-chave: Tradutor-intérprete de Libras;Teoria das Representações Sociais;Libras
Data do documento: 2018
Editor: INES
Citação: MANDRIOLA, Vanessa. Contribuições da teoria das representações sociais para o estudo da identidade profissional dos tradutores/intérpretes de Libras. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 37, p. 70-85, 2018.
Resumo: Boa parte da discussão que acontece hoje no Brasil, mais especificamente no estado do Rio de Janeiro, sobre a atuação do intérprete de Libras tem como cerne questões relativas à inclusão e à qualidade da interpretação; se atende ou não as demandas da política inclusiva no Brasil. Tendo isso em vista, a proposta deste artigo é fomentar reflexões a respeito das funções desses agentes, na perspectiva da Teoria das Representações Sociais (TRS), a fim de incitar estudos que possam evidenciar a formação de novas representações sociais, tendo como eixo as práticas da profissão do tradutor-intérprete. Nessa perspectiva, em que medida se observa a contribuição da prática para a ressignificação do profissional Tradutor-Intérprete de Língua de Sinais e Língua Portuguesa (TILSP)? O presente artigo versará sob a contribuição da TRS no conhecimento da estrutura profissional do TILSP, seus desafios e suas perspectivas no campo de atuação, bem como suas práticas, a fim de compreender se há uma identidade consolidada a essa formação. E se houver, como se constitui? Quais as perspectivas dessa profissão a partir do olhar desse profissional? Quais são seus desafios?
Descrição: In Arqueiro, n. 37, p. 70-85, 2018. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1096/1034. Acesso em: 21 set. 2022.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1171
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1096-Texto do Artigo-3071-1-10-20200620.pdfArtigo1,98 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons