Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1170
Título: Educação bilíngue de alunos surdos: as contradições entre políticas públicas de inclusão, legislação e afirmação da Comunidade Surda
Título(s) alternativo(s): Bilingual education of deaf students: contradictions between inclusion public policies, legislation and deaf community affirmation
Autor(es): Prado, Rosana
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação Inclusiva;Políticas Públicas;Rducação bilíngue de surdos
Data do documento: 2017
Editor: INES
Citação: PRADO, Rosana. Educação bilíngue de alunos surdos: as contradições entre políticas públicas de inclusão, legislação e afirmação da Comunidade Surda = Bilingual education of deaf students: contradictions between inclusion public policies, legislation and deaf community affirmation. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 37, p. 80-99, 2017.
Resumo: O presente artigo é originário de uma palestra proferida no Primeiro Simpósio de Ensino de Língua Portuguesa para surdos do Instituto Nacional de Educação de Surdos/INES em 2017, na mesa redonda intitulada: Perspectivas da educação bilíngue: teoria e prática. A provocação para pensar sobre a educação bilíngue de alunos surdos nos levou a questionamentos como: o que as políticas públicas têm entendido por educação inclusiva de surdos? Como a legislação define “Educação bilíngue”? Como as políticas públicas definem escola bilíngue? O que a comunidade surda pensa sobre a educação de surdos? Como a comunidade surda define escola bilíngue? Tais questões nos levaram ao objetivo de estudar as atuais orientações das políticas públicas de educação inclusiva para surdos, considerando a legislação e os posicionamentos da comunidade surda sobre a educação que desejam. Para empreender tal estudo, foi utilizada pesquisa bibliográfica tendo em vista a necessidade de conhecer e analisar documentos, legislação e pesquisas já realizadas sobre o tema. Ao longo do estudo foi possível perceber que existe contradição entre a orientação das políticas públicas em incluir alunos surdos em turmas onde prevalece a Língua Portuguesa oral, ao mesmo tempo em que a legislação aponta os direitos dos surdos a uma educação bilíngue. Foi possível verificar, também, o posicionamento da comunidade surda diante da necessidade de implementação de políticas que viabilizem a valorização da língua e da cultura surda em contexto escolar para que por meio destas os alunos surdos tenham a garantia de uma educação democrática.
Descrição: In Arqueiro, n. 37, p. 80-99, 2017. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1074/1042. Acesso em: 22 set. 2022.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1170
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1074-Texto do Artigo-3087-1-10-20200620.pdfArtigo255,38 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons