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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPrado, Rosana-
dc.date.accessioned2022-10-21T20:51:22Z-
dc.date.available2022-10-21T20:51:22Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPRADO, Rosana. Educação bilíngue de alunos surdos: as contradições entre políticas públicas de inclusão, legislação e afirmação da Comunidade Surda = Bilingual education of deaf students: contradictions between inclusion public policies, legislation and deaf community affirmation. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 37, p. 80-99, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2495-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1170-
dc.description.abstractO presente artigo é originário de uma palestra proferida no Primeiro Simpósio de Ensino de Língua Portuguesa para surdos do Instituto Nacional de Educação de Surdos/INES em 2017, na mesa redonda intitulada: Perspectivas da educação bilíngue: teoria e prática. A provocação para pensar sobre a educação bilíngue de alunos surdos nos levou a questionamentos como: o que as políticas públicas têm entendido por educação inclusiva de surdos? Como a legislação define “Educação bilíngue”? Como as políticas públicas definem escola bilíngue? O que a comunidade surda pensa sobre a educação de surdos? Como a comunidade surda define escola bilíngue? Tais questões nos levaram ao objetivo de estudar as atuais orientações das políticas públicas de educação inclusiva para surdos, considerando a legislação e os posicionamentos da comunidade surda sobre a educação que desejam. Para empreender tal estudo, foi utilizada pesquisa bibliográfica tendo em vista a necessidade de conhecer e analisar documentos, legislação e pesquisas já realizadas sobre o tema. Ao longo do estudo foi possível perceber que existe contradição entre a orientação das políticas públicas em incluir alunos surdos em turmas onde prevalece a Língua Portuguesa oral, ao mesmo tempo em que a legislação aponta os direitos dos surdos a uma educação bilíngue. Foi possível verificar, também, o posicionamento da comunidade surda diante da necessidade de implementação de políticas que viabilizem a valorização da língua e da cultura surda em contexto escolar para que por meio destas os alunos surdos tenham a garantia de uma educação democrática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectRducação bilíngue de surdospt_BR
dc.titleEducação bilíngue de alunos surdos: as contradições entre políticas públicas de inclusão, legislação e afirmação da Comunidade Surdapt_BR
dc.title.alternativeBilingual education of deaf students: contradictions between inclusion public policies, legislation and deaf community affirmationpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Arqueiro, n. 37, p. 80-99, 2017. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1074/1042. Acesso em: 22 set. 2022.pt_BR
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