Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1169
Título: Discursos sobre ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos
Título(s) alternativo(s): Discourses on the teaching of portuguese as second language for the deaf
Autor(es): Muniz, Valéria Campos
Produtor: INES
Palavras-chave: Surdos;Língua Portuguesa como L2;Ensino Bilíngue
Data do documento: 2017
Editor: INES
Citação: MUNIZ, Valéria Campos. Discursos sobre ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos = Discourses on the teaching of portuguese as second language for the deaf. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 37, p. 118-131, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como proposta apresentar alguns discursos sobre o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para os surdos, de modo a refletir sobre seu processo de letramento. Entre eles, se configuram a formação docente, o ensino bilíngue, a inclusão escolar, a metodologia de ensino e a ausência de material didático. Pretende-se ressaltar que, apesar de grandes conquistas, como a lei de Libras e o decreto 5626/05, a ausência de uma política linguística efetiva que garanta o ensino bilíngue e a construção de um currículo de Língua Portuguesa pensado como L2 configuram ainda entraves para essa comunidade.
Descrição: In Arqueiro, n. 37, p. 118-131, 2017. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1077/1044. Acesso em: 22 set. 2022.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1169
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1077-Texto do Artigo-3091-1-10-20200620.pdfArtigo183,95 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons