Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1169
Título: | Discursos sobre ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos |
Título(s) alternativo(s): | Discourses on the teaching of portuguese as second language for the deaf |
Autor(es): | Muniz, Valéria Campos |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Surdos;Língua Portuguesa como L2;Ensino Bilíngue |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | INES |
Citação: | MUNIZ, Valéria Campos. Discursos sobre ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos = Discourses on the teaching of portuguese as second language for the deaf. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 37, p. 118-131, 2017. |
Resumo: | Este trabalho tem como proposta apresentar alguns discursos sobre o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para os surdos, de modo a refletir sobre seu processo de letramento. Entre eles, se configuram a formação docente, o ensino bilíngue, a inclusão escolar, a metodologia de ensino e a ausência de material didático. Pretende-se ressaltar que, apesar de grandes conquistas, como a lei de Libras e o decreto 5626/05, a ausência de uma política linguística efetiva que garanta o ensino bilíngue e a construção de um currículo de Língua Portuguesa pensado como L2 configuram ainda entraves para essa comunidade. |
Descrição: | In Arqueiro, n. 37, p. 118-131, 2017. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1077/1044. Acesso em: 22 set. 2022. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1169 |
ISSN: | 1518-2495 |
Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1077-Texto do Artigo-3091-1-10-20200620.pdf | Artigo | 183,95 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons