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Título: A produção de artefatos visuais no campo da surdez: percursos de pesquisa e chaves de leitura
Título(s) alternativo(s): Making visual artifacts in deaf education: research trail and clues
Autor(es): Taveira, Cristiane Correia
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação de Surdos;Letramento visual;Educação bilíngue;Matrizes de Linguagem;Didática;Pedagogia Surda
Data do documento: 2015
Editor: INES
Citação: TAVEIRA, Cristiane Correia. A produção de artefatos visuais no campo da surdez: percursos de pesquisa e chaves de leitura = Making visual artifacts in deaf education: research trail and clues. Forum, Rio de Janeiro, n. 32, p. 5-19, 2015.
Resumo: O problema central está no letramento de alunos surdos, o que levou à reflexão sobre a constituição do pensamento através de signos e seus possíveis significados construídos socialmente. Faz-se a tentativa de preencher a lacuna apontada por Lebedeff (2010) sobre quais seriam as práticas pedagógicas advindas da necessidade discursiva da experiência visual da surdez e a quais eventos de letramento visual se referem esses discursos. Para a compreensão das negociações de sentido, parte-se para a linguagem de interações que é fator fundamental à compreensão da comunicação e da sociabilidade; estas não se concretizam somente por meios e suportes, mas também mediada por interpretações, anseios e conflitos. Considerando que a perspectiva fundamental da didática assume o processo ensino-aprendizagem em sua multidimensionalidade, ou seja, os aspectos político, humano e técnico, como nos indica Candau (2012), enxergá-la junto a uma parte dos instrutores surdos de língua de sinais fez parte da proposta desta pesquisa-ação que demandou filmagens de estilos de aula e de recursos usados em escolas-piloto de Educação Bilíngue no Município do Rio de Janeiro. Justifica-se o esforço de análise e, principalmente, de catalogação dos artefatos encontrados nas escolas públicas municipais cariocas, na qual o pano de fundo não deixa de ser as narrativas surdas, porém não nos prendendo a elas, mas à arte dos surdos e de alguns ouvintes em criar suportes, recursos, práticas pedagógicas que criam outros modos de ensino-aprendizagem em prol de uma didática da invenção surda.
Descrição: In Forum, n. 32, p. 5-19, 2015.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1166
ISSN: 1518-2509
2525-6211 (digital)
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

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