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dc.contributor.authorTaveira, Cristiane Correia-
dc.date.accessioned2022-10-21T20:39:37Z-
dc.date.available2022-10-21T20:39:37Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationTAVEIRA, Cristiane Correia. A produção de artefatos visuais no campo da surdez: percursos de pesquisa e chaves de leitura = Making visual artifacts in deaf education: research trail and clues. Forum, Rio de Janeiro, n. 32, p. 5-19, 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2509-
dc.identifier.issn2525-6211 (digital)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1166-
dc.description.abstractO problema central está no letramento de alunos surdos, o que levou à reflexão sobre a constituição do pensamento através de signos e seus possíveis significados construídos socialmente. Faz-se a tentativa de preencher a lacuna apontada por Lebedeff (2010) sobre quais seriam as práticas pedagógicas advindas da necessidade discursiva da experiência visual da surdez e a quais eventos de letramento visual se referem esses discursos. Para a compreensão das negociações de sentido, parte-se para a linguagem de interações que é fator fundamental à compreensão da comunicação e da sociabilidade; estas não se concretizam somente por meios e suportes, mas também mediada por interpretações, anseios e conflitos. Considerando que a perspectiva fundamental da didática assume o processo ensino-aprendizagem em sua multidimensionalidade, ou seja, os aspectos político, humano e técnico, como nos indica Candau (2012), enxergá-la junto a uma parte dos instrutores surdos de língua de sinais fez parte da proposta desta pesquisa-ação que demandou filmagens de estilos de aula e de recursos usados em escolas-piloto de Educação Bilíngue no Município do Rio de Janeiro. Justifica-se o esforço de análise e, principalmente, de catalogação dos artefatos encontrados nas escolas públicas municipais cariocas, na qual o pano de fundo não deixa de ser as narrativas surdas, porém não nos prendendo a elas, mas à arte dos surdos e de alguns ouvintes em criar suportes, recursos, práticas pedagógicas que criam outros modos de ensino-aprendizagem em prol de uma didática da invenção surda.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectLetramento visualpt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectMatrizes de Linguagempt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectPedagogia Surdapt_BR
dc.titleA produção de artefatos visuais no campo da surdez: percursos de pesquisa e chaves de leiturapt_BR
dc.title.alternativeMaking visual artifacts in deaf education: research trail and cluespt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Forum, n. 32, p. 5-19, 2015.pt_BR
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