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Título: Política linguística: instrução em Libras dos professores ouvintes
Título(s) alternativo(s): Linguistic policies: non-deaf teachers lecturing in Libras
Autor(es): Macedo, Lucio Lugão de
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação de Surdos;Libras;Formação de professores;Professores bilíngues
Data do documento: 2016
Editor: INES
Citação: MACEDO, Lucio Lugão de. Política linguística: instrução em Libras dos professores ouvintes = Linguistic policies: non-deaf teachers lecturing in Libras. Forum, Rio de Janeiro, n. 33. p. 28-53, 2016.
Resumo: Este artigo tem como foco falar da pesquisa sobre professores ouvintes e a instrução em Libras para alunos surdos no ensino superior. Esta prática proporciona ambiente confortável na sua própria língua e observando a interação entre professores e alunos e a relação com a construção da aprendizagem e de conhecimentos novos, sem a necessidade constante de intérprete de Libras. Versa sobre a importância de professores bilíngues e, sobretudo, a interação entre professores e estudantes e o uso da língua de sinais no cotidiano do Ensino Superior. É necessário que os professores conheçam mais sobre a língua e cultura surdas, também sobre educação bilíngue e sobre as políticas linguísticas do país. Dessa forma, seria possível mudar e melhorar a qualidade da metodologia usada no Ensino Superior bilíngue, conseguindo estabelecer políticas e ações que favoreçam o desenvolvimento e fortalecimento das comunidades surdas. Espera-se que este trabalho colabore na formação de professores, discutindo sobre o papel que estes ocupam em sala, pensando em como diminuir os prejuízos e empecilhos encontrados pelos surdos no seu processo de aprendizagem, ainda que em espaços com propostas bilíngues. É necessário que, cada vez mais, discussões sobre o ensino e aprendizagem em língua de sinais tenham espaço nas pesquisas.
Descrição: In Forum, n. 33, p. 28-53, 2016. Vídeo resumo em Libras.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1165
ISSN: 1518-2509
2525-6211 (digital)
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

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