Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1165
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macedo, Lucio Lugão de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-20T15:45:18Z | - |
dc.date.available | 2022-10-20T15:45:18Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MACEDO, Lucio Lugão de. Política linguística: instrução em Libras dos professores ouvintes = Linguistic policies: non-deaf teachers lecturing in Libras. Forum, Rio de Janeiro, n. 33. p. 28-53, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2509 | - |
dc.identifier.issn | 2525-6211 (digital) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1165 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como foco falar da pesquisa sobre professores ouvintes e a instrução em Libras para alunos surdos no ensino superior. Esta prática proporciona ambiente confortável na sua própria língua e observando a interação entre professores e alunos e a relação com a construção da aprendizagem e de conhecimentos novos, sem a necessidade constante de intérprete de Libras. Versa sobre a importância de professores bilíngues e, sobretudo, a interação entre professores e estudantes e o uso da língua de sinais no cotidiano do Ensino Superior. É necessário que os professores conheçam mais sobre a língua e cultura surdas, também sobre educação bilíngue e sobre as políticas linguísticas do país. Dessa forma, seria possível mudar e melhorar a qualidade da metodologia usada no Ensino Superior bilíngue, conseguindo estabelecer políticas e ações que favoreçam o desenvolvimento e fortalecimento das comunidades surdas. Espera-se que este trabalho colabore na formação de professores, discutindo sobre o papel que estes ocupam em sala, pensando em como diminuir os prejuízos e empecilhos encontrados pelos surdos no seu processo de aprendizagem, ainda que em espaços com propostas bilíngues. É necessário que, cada vez mais, discussões sobre o ensino e aprendizagem em língua de sinais tenham espaço nas pesquisas. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Professores bilíngues | pt_BR |
dc.title | Política linguística: instrução em Libras dos professores ouvintes | pt_BR |
dc.title.alternative | Linguistic policies: non-deaf teachers lecturing in Libras | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | In Forum, n. 33, p. 28-53, 2016. Vídeo resumo em Libras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
396-Texto do Artigo-1140-1-10-20200610.pdf | Artigo | 1,58 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
Política Linguística_ Instrução em Libras dos Professores Ouvintes..mp4 | Vídeo resumo em Libras | 33,65 MB | MP4 | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons