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dc.contributor.authorMacedo, Lucio Lugão de-
dc.date.accessioned2022-10-20T15:45:18Z-
dc.date.available2022-10-20T15:45:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMACEDO, Lucio Lugão de. Política linguística: instrução em Libras dos professores ouvintes = Linguistic policies: non-deaf teachers lecturing in Libras. Forum, Rio de Janeiro, n. 33. p. 28-53, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2509-
dc.identifier.issn2525-6211 (digital)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1165-
dc.description.abstractEste artigo tem como foco falar da pesquisa sobre professores ouvintes e a instrução em Libras para alunos surdos no ensino superior. Esta prática proporciona ambiente confortável na sua própria língua e observando a interação entre professores e alunos e a relação com a construção da aprendizagem e de conhecimentos novos, sem a necessidade constante de intérprete de Libras. Versa sobre a importância de professores bilíngues e, sobretudo, a interação entre professores e estudantes e o uso da língua de sinais no cotidiano do Ensino Superior. É necessário que os professores conheçam mais sobre a língua e cultura surdas, também sobre educação bilíngue e sobre as políticas linguísticas do país. Dessa forma, seria possível mudar e melhorar a qualidade da metodologia usada no Ensino Superior bilíngue, conseguindo estabelecer políticas e ações que favoreçam o desenvolvimento e fortalecimento das comunidades surdas. Espera-se que este trabalho colabore na formação de professores, discutindo sobre o papel que estes ocupam em sala, pensando em como diminuir os prejuízos e empecilhos encontrados pelos surdos no seu processo de aprendizagem, ainda que em espaços com propostas bilíngues. É necessário que, cada vez mais, discussões sobre o ensino e aprendizagem em língua de sinais tenham espaço nas pesquisas.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProfessores bilínguespt_BR
dc.titlePolítica linguística: instrução em Libras dos professores ouvintespt_BR
dc.title.alternativeLinguistic policies: non-deaf teachers lecturing in Libraspt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Forum, n. 33, p. 28-53, 2016. Vídeo resumo em Libras.pt_BR
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