Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1159
Título: Imagens do cotidiano escolar:surdez, educação e o desafio deaprender com a(s) diferença(s)
Título(s) alternativo(s): Images of everyday school life:deafness, education and the hallenge of learning the differences
Autor(es): Sampaio, Carmen Sanches
Silva, Aline Gomes da
Costa, Renata dos Santos
Silva, Renata Ferreira da
Venâncio, Ana Paula
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação de Surdos;Alfabetização;Prática pedagógica
Data do documento: 2015
Editor: INES
Citação: SAMPAIO, Carmen; SILVA, Aline; COSTA, Renata; SILVA, Renata; VÊNANCIO, Ana Paula. Imagens do cotidiano escolar:surdez, educação e o desafio deaprender com a(s) diferença(s) = Images of everyday school life:deafness, education and the hallenge of learning the differences. Forum, Rio de Janeiro, n. 31, p. 63-86, 2015. .php/revista-forum/article/view/1572/1563. Acesso em: 24 ago. 2022.
Resumo: Este artigo tem como finalidade socializar e trazer para o debate resultados de uma ação investigativa vivenciada no cotidiano de uma escola pública carioca. A pesquisa, já concluída, teve como objetivo investigar o processo de alfabetização experienciado por um grupo formado por crianças (e professora) ouvintes e uma criança (e professora) surda, no sentido de compreender o compreender dessas crianças (e professoras), visando construir, com as professoras, uma prática pedagógica que não entenda a diferença como deficiência, incorporando lógicas e saberes de crianças das classes populares ao processo de ensinar/aprender. O que têm a nos dizer as pistas e os sinais presentes nas imagens que buscam registrar essa experiência investigativa?
Descrição: In Forum, n. 31, p. 63-86, 2015.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1159
ISSN: 1518-2509
2525-6211 (digital)
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1572-Texto do Artigo-4626-1-10-20200630.pdfArtigo3,22 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons