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Título: Os surdos e a surdez: contradições sobre o conceito – de que lado está a educação?
Título(s) alternativo(s): The deaf and deafness : contradictons aboutthe concept –in what side do the education stand?
Autor(es): Garcia, Eduardo de Campos
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação de Surdos;Identidade surda
Data do documento: 2015
Editor: INES
Citação: GARCIA, Eduardo. Os surdos e a surdez: contradições sobre o conceito – de que lado está a educação? = The deaf and deafness : contradictons aboutthe concept –in what side do the education stand?. Forum, Rio de Janeiro, n. 32, p. 63-86. 2015.
Resumo: Este artigo tem a intenção de provocar a reflexão em torno de dois conceitos que, embora tenham sido naturalizados como constituintes da identidade surda, possivelmente são, no território da biopolítica, antagônicos. O artigo tem como base as informações que foram trazidas em um dos capítulos da minha tese de doutorado na qual questões sobre a formação da identidade e comunidade de surdos foram levantadas, entre essas, os significados atribuídos às palavras surdo e surdez (não são sinônimas). Por uma questão de organização, o artigo tem como ponto de partida o discurso socioantropológico, cujo princípio abrange a defesa dos grupos minoritários e, entre esses, a comunidade de surdos, perpassa pelo poder clínico e sua perpétua ação para promover a naturalização do seu discurso em diversas instâncias sociais e chega na atual formação do discurso que abarca e se reproduz fazendo da “surdez” uma marca “a favor/contrária” da identidade surda. A análise crítica, aqui exposta, alerta que é preciso ter cautela quando o conceito de surdez se torna naturalizado na pessoa e na comunidade de surdos porque surdez, a priori, é um conceito que contradiz as tentativas de compreensão de que surdo é uma identidade étnico linguística. Surdez não faz referência à cultura, mas à qualidade patológica. A surdez, quando naturalizada, dissolve toda a luta das pessoas surdas em função do seu direito como brasileiro e como povo. Conserva-a, sem que se dê conta, no estágio patológico instituído no século XIX sobre Les maladies de l'oreille. Portanto, surdez não se relaciona com identidade - a menos que essa demarque mal funcionamento do ouvido -, mas com enunciação de um corpo identificado clinicamente como patológico.
Descrição: In Forum, n. 32, p. 63-86, 2015.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1156
ISSN: 1518-2509
2525-6211 (digital)
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

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