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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1155
Título: | Tradução de Libras no ensino superior: contribuições ao letramento acadêmico de estudantes surdos na Universidade Federal do Paraná |
Título(s) alternativo(s): | Libras translation in higher education: contributions to the academic literacy of deaf students at the Federal University of Paraná |
Autor(es): | Fernandes, Sueli Medeiros, Jonatas |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Universidade Federal do Paraná;Letramento acadêmico bilíngue;Ensino Superior |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | INES |
Citação: | FERNANDES, Sueli; MEDEIROS, Jonatas. Tradução de Libras no ensino superior: contribuições ao letramento acadêmico de estudantes surdos na Universidade Federal do Paraná = Libras translation in higher education: contributions to the academic literacy of deaf students at the Federal University of Paraná. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 37, p. 100-117, 2017. |
Resumo: | O Tradutor Intérprete de Língua de Sinais (TILS) assume protagonismo no processo de inclusão de estudantes surdos a partir dos anos 2000, atuando na intermediação das práticas de comunicação verbal que envolvem estudantes surdos no ensino superior. Concebemos o processo tradutório como uma das facetas da sua atuação, que contribui para o letramento acadêmico e para o fortalecimento da educação bilíngue para surdos na universidade. A partir de estudos teóricos nos campos dos Estudos da Tradução e do Letramento Bilíngue para surdos, este trabalho objetiva debater possíveis contribuições do processo de tradução Língua Portuguesa/Libras ao letramento acadêmico bilíngue de estudantes surdos, a partir de uma experiência concreta efetivada na Universidade Federal do Paraná. Apontamos como principais contribuições obtidas a ampliação dos referenciais de atuação do tradutor intérprete em sua relação com o letramento acadêmico bilíngue de estudantes surdos, o desenvolvimento de metodologia específica no processo tradutório e a produção e o desenvolvimento de materiais bilíngues em videolibras. A pesquisa sinaliza para alternativas de efetivação de práticas de educação bilíngue no ensino superior que qualifiquem o acesso ao conhecimento e promovam a autonomia dos estudantes surdos por meio da difusão, da socialização e da maior visibilidade da Libras na comunidade acadêmica. |
Descrição: | In Arqueiro, n. 37, p. 100-117, 2017. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1076/1043. Acesso em: 22 set. 2022. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1155 |
ISSN: | 1518-2495 |
Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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