Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1154
Título: A literatura como recurso facilitador no processo de leitura e escrita da criança surda
Título(s) alternativo(s): Literature as a facilitator in the process of reading and writing for the deaf child
Autor(es): Silva, Maria de Lourdes da
Produtor: INES
Palavras-chave: Crianças surdas;Literatura;Libras
Data do documento: 2017
Editor: INES
Citação: SILVA, Maria de Lourdes da. A literatura como recurso facilitador no processo de leitura e escrita da criança surda = Literature as a facilitator in the process of reading and writing for the deaf child. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 37, p. 62-79, 2017.
Resumo: O presente trabalho pretende esclarecer ao leitor sobre as dificuldades que a criança surda apresenta em relação ao entendimento da literatura, bem como apresentar a importância da atuação do professor como mediador do conhecimento da mesma durante as atividades aplicadas na sala de aula. O objetivo geral deste trabalho é mostrar como a literatura pode auxiliar a criança surda no processo de aquisição da leitura e da escrita, dentro de uma proposta de ensino bilíngue. Os objetivos específicos foram: abordar questões voltadas à literatura surda; descrever sobre as práticas pedagógicas que o educador pode utilizar para ensiná-las; e identificar os recursos materiais adaptados que podem ser utilizados com a criança surda a fim de auxiliá-la no processo de ensino e aprendizagem da Libras e da Língua Portuguesa escrita. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa teórico-conceitual, sendo classificada como pesquisa bibliográfica, a qual segundo Gil (2008) é aquela elaborada com base em material já publicado, com o objetivo de analisar posições diversas em relação a determinado assunto. Os autores que serviram de base para a elaboração deste trabalho foram: Albres (2010), Karnopp (2006, 2010), Quadros e Schmiedt (2006), Strobel (2008) entre outros estudiosos que se dedicam ao processo de educação de surdos, no que tange ao ensino bilíngue dos Surdos. A coleta de dados ocorreu de forma exploratória, buscando, pesquisando e analisando diferentes materiais literários impressos, CDs e DVDs que representassem o tema em questão. Por fim, conclui-se ser essencial que os professores que atuam com crianças surdas, reflitam e compreendam que a literatura pode se tornar um recurso facilitador do processo de educação das mesmas, pois traz descobertas e aprendizagens que facilitam sua compreensão de mundo, respeitando suas necessidades linguísticas e culturais.
Descrição: In Arqueiro, n. 37, p. 62-79, 2017. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1073/1041. Acesso em: 22 set. 2022.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1154
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1073-Texto do Artigo-3085-1-10-20200620.pdfArtigo302,11 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons