Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1154
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria de Lourdes da | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-12T16:21:53Z | - |
dc.date.available | 2022-10-12T16:21:53Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria de Lourdes da. A literatura como recurso facilitador no processo de leitura e escrita da criança surda = Literature as a facilitator in the process of reading and writing for the deaf child. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 37, p. 62-79, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2495 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1154 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende esclarecer ao leitor sobre as dificuldades que a criança surda apresenta em relação ao entendimento da literatura, bem como apresentar a importância da atuação do professor como mediador do conhecimento da mesma durante as atividades aplicadas na sala de aula. O objetivo geral deste trabalho é mostrar como a literatura pode auxiliar a criança surda no processo de aquisição da leitura e da escrita, dentro de uma proposta de ensino bilíngue. Os objetivos específicos foram: abordar questões voltadas à literatura surda; descrever sobre as práticas pedagógicas que o educador pode utilizar para ensiná-las; e identificar os recursos materiais adaptados que podem ser utilizados com a criança surda a fim de auxiliá-la no processo de ensino e aprendizagem da Libras e da Língua Portuguesa escrita. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa teórico-conceitual, sendo classificada como pesquisa bibliográfica, a qual segundo Gil (2008) é aquela elaborada com base em material já publicado, com o objetivo de analisar posições diversas em relação a determinado assunto. Os autores que serviram de base para a elaboração deste trabalho foram: Albres (2010), Karnopp (2006, 2010), Quadros e Schmiedt (2006), Strobel (2008) entre outros estudiosos que se dedicam ao processo de educação de surdos, no que tange ao ensino bilíngue dos Surdos. A coleta de dados ocorreu de forma exploratória, buscando, pesquisando e analisando diferentes materiais literários impressos, CDs e DVDs que representassem o tema em questão. Por fim, conclui-se ser essencial que os professores que atuam com crianças surdas, reflitam e compreendam que a literatura pode se tornar um recurso facilitador do processo de educação das mesmas, pois traz descobertas e aprendizagens que facilitam sua compreensão de mundo, respeitando suas necessidades linguísticas e culturais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Crianças surdas | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.title | A literatura como recurso facilitador no processo de leitura e escrita da criança surda | pt_BR |
dc.title.alternative | Literature as a facilitator in the process of reading and writing for the deaf child | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | In Arqueiro, n. 37, p. 62-79, 2017. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1073/1041. Acesso em: 22 set. 2022. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1073-Texto do Artigo-3085-1-10-20200620.pdf | Artigo | 302,11 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons