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Título: Legendagem para Surdos na perspectiva bilíngue: alguns reflexões
Autor(es): Azevedo, Maria Inês
Torres, Maria Carmen Euler
Lopes, Vanda Cíntia
Oliveira, Elizangela
Conceição, Dandara Cristina
Produtor: INES
Palavras-chave: Acessibilidade;Legendagem
Data do documento: 2018
Editor: INES
Citação: AZEVEDO, Maria Inês; TORRES, Maria Carmen Euler; LOPES, Vanda Cíntia; OLIVEIRA, Elizangela; CONCEIÇÃO, Dandara Cristina. Legendagem para Surdos na perspectiva bilíngue: alguns reflexões. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 38, p. 72-83, 2018.
Resumo: O acesso à informação representa uma das expressões da democratização do conhecimento e do exercício da cidadania. Torna-se fundamental remover as barreiras sociais e linguísticas, possibilitando a expressão ou o recebimento de mensagens, através de dispositivos ou sistemas de comunicação que facilitem a inclusão. Campello (2008) afirma que “é fundamental usar todos os recursos visuais como língua de sinais, exposição de DVD, CD, (...) filmes nacionais com legendas [...] como requisito visual para todos (p.140). Entendemos que legenda é a alternativa mais viável de acessibilidade, enquanto a janela em Libras ainda não é uma regra respeitada por todos. As legendas têm que levar em conta a cultura surda e a especificidade da Língua Portuguesa como L2, o que significa que precisam ser criteriosamente pensadas para atender as necessidades das pessoas surdas. Este artigo tem o objetivo de refletir sobre os modos de legendagem que, de fato, se adéquam às necessidades dos surdos. A ideia foi unirmos ao objetivo geral do grupo de extensão Legendagem e acessibilidade” – dar acessibilidade através de legendas em filmes nacionais – outros objetivos: refletir sobre a aprendizagem da Língua Portuguesa como L2 para surdos, destacar os aspectos interacionistas da língua, utilizar a legendagem como estratégia pedagógica de ensino da LP e desenvolver habilidades linguísticas apropriadas.
Descrição: In Arqueiro, n. 38, p. 72-83, 2018. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1105/1024. Acesso em: 18 set. 2022.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1152
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

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