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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1152
Título: | Legendagem para Surdos na perspectiva bilíngue: alguns reflexões |
Autor(es): | Azevedo, Maria Inês Torres, Maria Carmen Euler Lopes, Vanda Cíntia Oliveira, Elizangela Conceição, Dandara Cristina |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Acessibilidade;Legendagem |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | INES |
Citação: | AZEVEDO, Maria Inês; TORRES, Maria Carmen Euler; LOPES, Vanda Cíntia; OLIVEIRA, Elizangela; CONCEIÇÃO, Dandara Cristina. Legendagem para Surdos na perspectiva bilíngue: alguns reflexões. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 38, p. 72-83, 2018. |
Resumo: | O acesso à informação representa uma das expressões da democratização do conhecimento e do exercício da cidadania. Torna-se fundamental remover as barreiras sociais e linguísticas, possibilitando a expressão ou o recebimento de mensagens, através de dispositivos ou sistemas de comunicação que facilitem a inclusão. Campello (2008) afirma que “é fundamental usar todos os recursos visuais como língua de sinais, exposição de DVD, CD, (...) filmes nacionais com legendas [...] como requisito visual para todos (p.140). Entendemos que legenda é a alternativa mais viável de acessibilidade, enquanto a janela em Libras ainda não é uma regra respeitada por todos. As legendas têm que levar em conta a cultura surda e a especificidade da Língua Portuguesa como L2, o que significa que precisam ser criteriosamente pensadas para atender as necessidades das pessoas surdas. Este artigo tem o objetivo de refletir sobre os modos de legendagem que, de fato, se adéquam às necessidades dos surdos. A ideia foi unirmos ao objetivo geral do grupo de extensão Legendagem e acessibilidade” – dar acessibilidade através de legendas em filmes nacionais – outros objetivos: refletir sobre a aprendizagem da Língua Portuguesa como L2 para surdos, destacar os aspectos interacionistas da língua, utilizar a legendagem como estratégia pedagógica de ensino da LP e desenvolver habilidades linguísticas apropriadas. |
Descrição: | In Arqueiro, n. 38, p. 72-83, 2018. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1105/1024. Acesso em: 18 set. 2022. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1152 |
ISSN: | 1518-2495 |
Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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