Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1151
Título: Pasta de Referencia: material bilíngue para auxiliar alunos Surdos e suas famílias
Autor(es): Barbosa, Ingrid Julliane Freires Sartori
Produtor: INES
Palavras-chave: Material Didático;Bilingue;Surdos
Data do documento: 2018
Editor: INES
Citação: BARBOSA, Ingrid Julliane Freires Sartori. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 38, p. 58-70, 2018.
Resumo: A elaboração da pasta de referência está situada na prática pedagógica de uma professora bilíngue da Rede Municipal de Ensino em Campinas, no interior de São Paulo. A sala de atuação era composta por alunos, surdos e ouvintes, com os mais variados níveis de desenvolvimento e compreensão de línguas. Dentro desse panorama, foi realizado um recorte e foram destacados os alunos surdos. Alguns são oriundos de famílias ouvintes e não possuem conhecimentos de Libras ou português, outros nasceram em famílias surdas, sabem Libras e estão em processo de aquisição da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Diante dessa realidade, surgiu a necessidade de um trabalho mais próximo aos alunos surdos e às suas famílias, advindo a ideia da produção de um material didático que resultou na elaboração da pasta de referência baseada em contribuições de Fernandes (2003, 2006). A pasta com materiais de referência em Libras e português escrito foi pensada para auxiliar os alunos com surdez e também como forma de contato e acompanhamento para as famílias. A interação com as famílias é primordial nesse processo, percebe-se que as compostas por ouvintes entram em contato com a língua de sinais, assim como é possível perceber que, para as famílias com pessoas surdas, o processo é similar ao terem contato com o português escrito presente no material. A satisfação com o material foi relatada por todas as famílias envolvidas; portanto, o uso desse material tem se mostrado positivo e incentiva a continuidade de sua elaboração na escola.
Descrição: In Arqueiro, n. 38, p. 58-70, 2018. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1104/1023. Acesso em: 18 set. 2022.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1151
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1104-Texto do Artigo-3049-1-10-20200620.pdfArtigo5,07 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons