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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1151
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barbosa, Ingrid Julliane Freires Sartori | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-12T16:08:22Z | - |
dc.date.available | 2022-10-12T16:08:22Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Ingrid Julliane Freires Sartori. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 38, p. 58-70, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2495 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1151 | - |
dc.description.abstract | A elaboração da pasta de referência está situada na prática pedagógica de uma professora bilíngue da Rede Municipal de Ensino em Campinas, no interior de São Paulo. A sala de atuação era composta por alunos, surdos e ouvintes, com os mais variados níveis de desenvolvimento e compreensão de línguas. Dentro desse panorama, foi realizado um recorte e foram destacados os alunos surdos. Alguns são oriundos de famílias ouvintes e não possuem conhecimentos de Libras ou português, outros nasceram em famílias surdas, sabem Libras e estão em processo de aquisição da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Diante dessa realidade, surgiu a necessidade de um trabalho mais próximo aos alunos surdos e às suas famílias, advindo a ideia da produção de um material didático que resultou na elaboração da pasta de referência baseada em contribuições de Fernandes (2003, 2006). A pasta com materiais de referência em Libras e português escrito foi pensada para auxiliar os alunos com surdez e também como forma de contato e acompanhamento para as famílias. A interação com as famílias é primordial nesse processo, percebe-se que as compostas por ouvintes entram em contato com a língua de sinais, assim como é possível perceber que, para as famílias com pessoas surdas, o processo é similar ao terem contato com o português escrito presente no material. A satisfação com o material foi relatada por todas as famílias envolvidas; portanto, o uso desse material tem se mostrado positivo e incentiva a continuidade de sua elaboração na escola. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Material Didático | pt_BR |
dc.subject | Bilingue | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.title | Pasta de Referencia: material bilíngue para auxiliar alunos Surdos e suas famílias | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | In Arqueiro, n. 38, p. 58-70, 2018. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1104/1023. Acesso em: 18 set. 2022. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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1104-Texto do Artigo-3049-1-10-20200620.pdf | Artigo | 5,07 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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