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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Ingrid Julliane Freires Sartori-
dc.date.accessioned2022-10-12T16:08:22Z-
dc.date.available2022-10-12T16:08:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBARBOSA, Ingrid Julliane Freires Sartori. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 38, p. 58-70, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2495-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1151-
dc.description.abstractA elaboração da pasta de referência está situada na prática pedagógica de uma professora bilíngue da Rede Municipal de Ensino em Campinas, no interior de São Paulo. A sala de atuação era composta por alunos, surdos e ouvintes, com os mais variados níveis de desenvolvimento e compreensão de línguas. Dentro desse panorama, foi realizado um recorte e foram destacados os alunos surdos. Alguns são oriundos de famílias ouvintes e não possuem conhecimentos de Libras ou português, outros nasceram em famílias surdas, sabem Libras e estão em processo de aquisição da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Diante dessa realidade, surgiu a necessidade de um trabalho mais próximo aos alunos surdos e às suas famílias, advindo a ideia da produção de um material didático que resultou na elaboração da pasta de referência baseada em contribuições de Fernandes (2003, 2006). A pasta com materiais de referência em Libras e português escrito foi pensada para auxiliar os alunos com surdez e também como forma de contato e acompanhamento para as famílias. A interação com as famílias é primordial nesse processo, percebe-se que as compostas por ouvintes entram em contato com a língua de sinais, assim como é possível perceber que, para as famílias com pessoas surdas, o processo é similar ao terem contato com o português escrito presente no material. A satisfação com o material foi relatada por todas as famílias envolvidas; portanto, o uso desse material tem se mostrado positivo e incentiva a continuidade de sua elaboração na escola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectBilinguept_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.titlePasta de Referencia: material bilíngue para auxiliar alunos Surdos e suas famíliaspt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Arqueiro, n. 38, p. 58-70, 2018. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1104/1023. Acesso em: 18 set. 2022.pt_BR
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