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Título: Práticas bilíngues: formação de professores para a atuação com alunos surdos
Título(s) alternativo(s): Bilingual practice: teacher’s training to work with deaf students
Autor(es): Hollosi, Marcio
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação de Surdos;Escola bilíngue;Pós-graduação;Ensino a distância
Data do documento: 2016
Editor: INES
Citação: HOLLOSI, Marcio. Práticas bilíngues: formação de professores para a atuação com alunos surdos = Bilingual practice: teacher’s training to work with deaf students. Forum, Rio de Janeiro, n. 34, p. 33-47, 2016.
Resumo: Este artigo investiga as exigências legais para profissionais que atuam com alunos surdos em escolas bilíngues e/ou classe comum de São Paulo. Ainda, propõe demonstrar que tais exigências não garantem totalmente uma comunicação satisfatória entre os alunos surdos e seus respectivos professores, através de uma análise de diversas grades curriculares de cursos de pós-graduação em surdez oferecidos no país através da modalidade de ensino à distância. Tal especialização ainda corresponde à via principal para a formação de profissionais que atuarão com alunos surdos em São Paulo. Para compreendermos a existência da Cultura e Identidade Surdas nos dias atuais, é necessário nos aproximarmos das conquistas adquiridas pela Comunidade Surda ao decorrer dos séculos, rompendo preconceitos e abrindo espaço para a pluralidade. Partindo desta reflexão, este artigo apresenta uma breve investigação acerca das exigências legais para a atuação de profissionais docentes que atuam com alunos surdos em São Paulo. Para tal, foi realizado um levantamento teórico da legislação vigente que abrange a garantia de Educação de Surdos em território paulista, com foco único na rede pública de ensino. Ainda, procurou-se destacar conteúdos de formação de professores extraídos de importantes currículos universitários que oferecem a modalidade de ensino de pós-graduação à distância para atuação com alunos surdos. O objetivo da pesquisa é mostrar que tais exigências legais são insuficientes para garantir um ensino de qualidade ao aluno surdo ou, até, lhe proporcionar uma comunicação satisfatória com seus tutores.
Descrição: In Forum, n. 34, p. 33-47, 2016. Vídeo resumo em Libras.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1147
ISSN: 1518-2509
2525-6211 (digital)
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

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