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dc.contributor.authorHollosi, Marcio-
dc.date.accessioned2022-09-29T14:19:13Z-
dc.date.available2022-09-29T14:19:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationHOLLOSI, Marcio. Práticas bilíngues: formação de professores para a atuação com alunos surdos = Bilingual practice: teacher’s training to work with deaf students. Forum, Rio de Janeiro, n. 34, p. 33-47, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2509-
dc.identifier.issn2525-6211 (digital)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1147-
dc.description.abstractEste artigo investiga as exigências legais para profissionais que atuam com alunos surdos em escolas bilíngues e/ou classe comum de São Paulo. Ainda, propõe demonstrar que tais exigências não garantem totalmente uma comunicação satisfatória entre os alunos surdos e seus respectivos professores, através de uma análise de diversas grades curriculares de cursos de pós-graduação em surdez oferecidos no país através da modalidade de ensino à distância. Tal especialização ainda corresponde à via principal para a formação de profissionais que atuarão com alunos surdos em São Paulo. Para compreendermos a existência da Cultura e Identidade Surdas nos dias atuais, é necessário nos aproximarmos das conquistas adquiridas pela Comunidade Surda ao decorrer dos séculos, rompendo preconceitos e abrindo espaço para a pluralidade. Partindo desta reflexão, este artigo apresenta uma breve investigação acerca das exigências legais para a atuação de profissionais docentes que atuam com alunos surdos em São Paulo. Para tal, foi realizado um levantamento teórico da legislação vigente que abrange a garantia de Educação de Surdos em território paulista, com foco único na rede pública de ensino. Ainda, procurou-se destacar conteúdos de formação de professores extraídos de importantes currículos universitários que oferecem a modalidade de ensino de pós-graduação à distância para atuação com alunos surdos. O objetivo da pesquisa é mostrar que tais exigências legais são insuficientes para garantir um ensino de qualidade ao aluno surdo ou, até, lhe proporcionar uma comunicação satisfatória com seus tutores.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectEscola bilínguept_BR
dc.subjectPós-graduaçãopt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.titlePráticas bilíngues: formação de professores para a atuação com alunos surdospt_BR
dc.title.alternativeBilingual practice: teacher’s training to work with deaf studentspt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Forum, n. 34, p. 33-47, 2016. Vídeo resumo em Libras.pt_BR
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