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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1147
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Hollosi, Marcio | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-29T14:19:13Z | - |
dc.date.available | 2022-09-29T14:19:13Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | HOLLOSI, Marcio. Práticas bilíngues: formação de professores para a atuação com alunos surdos = Bilingual practice: teacher’s training to work with deaf students. Forum, Rio de Janeiro, n. 34, p. 33-47, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2509 | - |
dc.identifier.issn | 2525-6211 (digital) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1147 | - |
dc.description.abstract | Este artigo investiga as exigências legais para profissionais que atuam com alunos surdos em escolas bilíngues e/ou classe comum de São Paulo. Ainda, propõe demonstrar que tais exigências não garantem totalmente uma comunicação satisfatória entre os alunos surdos e seus respectivos professores, através de uma análise de diversas grades curriculares de cursos de pós-graduação em surdez oferecidos no país através da modalidade de ensino à distância. Tal especialização ainda corresponde à via principal para a formação de profissionais que atuarão com alunos surdos em São Paulo. Para compreendermos a existência da Cultura e Identidade Surdas nos dias atuais, é necessário nos aproximarmos das conquistas adquiridas pela Comunidade Surda ao decorrer dos séculos, rompendo preconceitos e abrindo espaço para a pluralidade. Partindo desta reflexão, este artigo apresenta uma breve investigação acerca das exigências legais para a atuação de profissionais docentes que atuam com alunos surdos em São Paulo. Para tal, foi realizado um levantamento teórico da legislação vigente que abrange a garantia de Educação de Surdos em território paulista, com foco único na rede pública de ensino. Ainda, procurou-se destacar conteúdos de formação de professores extraídos de importantes currículos universitários que oferecem a modalidade de ensino de pós-graduação à distância para atuação com alunos surdos. O objetivo da pesquisa é mostrar que tais exigências legais são insuficientes para garantir um ensino de qualidade ao aluno surdo ou, até, lhe proporcionar uma comunicação satisfatória com seus tutores. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Escola bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Pós-graduação | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.title | Práticas bilíngues: formação de professores para a atuação com alunos surdos | pt_BR |
dc.title.alternative | Bilingual practice: teacher’s training to work with deaf students | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | In Forum, n. 34, p. 33-47, 2016. Vídeo resumo em Libras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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409-Texto do Artigo-1165-1-10-20200610.pdf | Artigo | 271,16 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
Práticas Bilíngues para Formação de Professores para Atuação Com Alunos Surdos..mp4 | Vídeo resumo em Libras | 25,54 MB | MP4 | Download/Abrir |
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