Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1142
Título: Diferenças na escola : reflexões a partir das falas dos sujeitos escolares
Título(s) alternativo(s): Diferencias en la escuela: reflexiones desdelosdiscursos de los sujetos escolares
Autor(es): Assumpção, Renato Poubel de Sousa
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação de Surdos;Escolas públicas;Inclusão;Educação Física
Data do documento: 2016
Editor: INES
Citação: ASSUMPÇÃO, Renato. Estudos sobre os papéis dos intérpretes educacionais: uma abordagem internacional = Diferencias en la escuela: reflexiones desdelosdiscursos de los sujetos escolares. Forum, Rio de Janeiro, n. 34, p. 83-102.
Resumo: Este texto é um recorte de minha dissertação concluída em 2012 vinculada à Faculdade de Formação de Professores da UERJ. A pesquisa, de cunho qualitativo, buscou investigar situações e diálogos vividos com diferentes sujeitos praticantes do e no cotidiano de duas escolas públicas. Meu interesse foi o de buscar as falas que se encontram no cotidiano destas escolas. Estas representam uma parcela da comunidade escolar cuja presença e voz têm sido historicamente silenciadas, desqualificadas nas pesquisas acadêmicas. A provocação a que me coloquei foi a de identificar algumas concepções sobre educação física a partir de diálogos produzidos no cotidiano. Para tanto, procurei problematizar a seguinte questão: O que as situações vividas no cotidiano escolar, de duas escolas públicas onde trabalho, me ajudam a (re)pensar sobre a educação física escolar em relação às diferenças na escola? Este texto pretende, portanto, socializar as discussões tecidas durante a pesquisa, buscando contribuir com os estudos do cotidiano na educação física escolar, refletindo sobre a potencialidade das diferenças nas escolas, aqui em especial a surdez, como caminho para a inclusão.
Descrição: In Forum, n. 34, p. 83-102, 2016. QR Code de vídeo em Libras.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1142
ISSN: 1518-2509
2525-6211 (digital)
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
412-Texto do Artigo-1173-1-10-20200610.pdfArtigo356,77 kBAdobe PDFDownload/Abrir
Diferenças na Escolas_ Reflexões a partir das Falas dos Sujeitos Escolares.mp4Resumo do artigo em LIBRAS30,35 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox


Video Player
Error loading this resource

Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons