Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAssumpção, Renato Poubel de Sousa-
dc.date.accessioned2022-09-29T13:04:46Z-
dc.date.available2022-09-29T13:04:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationASSUMPÇÃO, Renato. Estudos sobre os papéis dos intérpretes educacionais: uma abordagem internacional = Diferencias en la escuela: reflexiones desdelosdiscursos de los sujetos escolares. Forum, Rio de Janeiro, n. 34, p. 83-102.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2509-
dc.identifier.issn2525-6211 (digital)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1142-
dc.description.abstractEste texto é um recorte de minha dissertação concluída em 2012 vinculada à Faculdade de Formação de Professores da UERJ. A pesquisa, de cunho qualitativo, buscou investigar situações e diálogos vividos com diferentes sujeitos praticantes do e no cotidiano de duas escolas públicas. Meu interesse foi o de buscar as falas que se encontram no cotidiano destas escolas. Estas representam uma parcela da comunidade escolar cuja presença e voz têm sido historicamente silenciadas, desqualificadas nas pesquisas acadêmicas. A provocação a que me coloquei foi a de identificar algumas concepções sobre educação física a partir de diálogos produzidos no cotidiano. Para tanto, procurei problematizar a seguinte questão: O que as situações vividas no cotidiano escolar, de duas escolas públicas onde trabalho, me ajudam a (re)pensar sobre a educação física escolar em relação às diferenças na escola? Este texto pretende, portanto, socializar as discussões tecidas durante a pesquisa, buscando contribuir com os estudos do cotidiano na educação física escolar, refletindo sobre a potencialidade das diferenças nas escolas, aqui em especial a surdez, como caminho para a inclusão.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleDiferenças na escola : reflexões a partir das falas dos sujeitos escolarespt_BR
dc.title.alternativeDiferencias en la escuela: reflexiones desdelosdiscursos de los sujetos escolarespt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Forum, n. 34, p. 83-102, 2016. QR Code de vídeo em Libras.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
412-Texto do Artigo-1173-1-10-20200610.pdfArtigo356,77 kBAdobe PDFDownload/Abrir
Diferenças na Escolas_ Reflexões a partir das Falas dos Sujeitos Escolares.mp4Resumo do artigo em LIBRAS30,35 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons