Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1142
Título: Diferenças na escola : reflexões a partir das falas dos sujeitos escolares
Título(s) alternativo(s): Diferencias en la escuela: reflexiones desdelosdiscursos de los sujetos escolares
Autor(es): Assumpção, Renato Poubel de Sousa
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação de Surdos;Escolas públicas;Inclusão;Educação Física
Data do documento: 2016
Editor: INES
Citação: ASSUMPÇÃO, Renato. Estudos sobre os papéis dos intérpretes educacionais: uma abordagem internacional = Diferencias en la escuela: reflexiones desdelosdiscursos de los sujetos escolares. Forum, Rio de Janeiro, n. 34, p. 83-102.
Resumo: Este texto é um recorte de minha dissertação concluída em 2012 vinculada à Faculdade de Formação de Professores da UERJ. A pesquisa, de cunho qualitativo, buscou investigar situações e diálogos vividos com diferentes sujeitos praticantes do e no cotidiano de duas escolas públicas. Meu interesse foi o de buscar as falas que se encontram no cotidiano destas escolas. Estas representam uma parcela da comunidade escolar cuja presença e voz têm sido historicamente silenciadas, desqualificadas nas pesquisas acadêmicas. A provocação a que me coloquei foi a de identificar algumas concepções sobre educação física a partir de diálogos produzidos no cotidiano. Para tanto, procurei problematizar a seguinte questão: O que as situações vividas no cotidiano escolar, de duas escolas públicas onde trabalho, me ajudam a (re)pensar sobre a educação física escolar em relação às diferenças na escola? Este texto pretende, portanto, socializar as discussões tecidas durante a pesquisa, buscando contribuir com os estudos do cotidiano na educação física escolar, refletindo sobre a potencialidade das diferenças nas escolas, aqui em especial a surdez, como caminho para a inclusão.
Descrição: In Forum, n. 34, p. 83-102, 2016. QR Code de vídeo em Libras.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1142
ISSN: 1518-2509
2525-6211 (digital)
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
412-Texto do Artigo-1173-1-10-20200610.pdfArtigo356,77 kBAdobe PDFDownload/Abrir
Diferenças na Escolas_ Reflexões a partir das Falas dos Sujeitos Escolares.mp4Resumo do artigo em LIBRAS30,35 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons