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Título: Formação de tradutores e intérpretes de língua de sinais: “afogue-se ou nade”— até quando?
Título(s) alternativo(s): La formación de traductores/intérpretes de lengua de señas: “ahogarse o nadar”: ¿hasta cuando?
Autor(es): Duarte, Mônica Raquel de Souza
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação de Surdos;Formação de tradutores intérpretes
Data do documento: 2015
Editor: INES
Citação: DUARTE, Mônica Raquel de Souza. Formação de tradutores e intérpretes de língua de sinais: “afogue-se ou nade”— até quando? = La formación de traductores/intérpretes de lengua de señas: “ahogarse o nadar”: ¿hasta cuando?. Forum, Rio de Janeiro, n. 31, p. 51-62, 2015.
Resumo: O presente trabalho é uma versão expandida da apresentação em fórum no Instituto Nacional de Educação de Surdos cujo tema abordou a formação profissional do tradutor e intérprete de Libras. Apresentamoso o embasamento para a promoção da formação (Decreto n. 5.626/2005), as consequências da escassez de oferta de formação específica, assim como os efeitos que a falta de formação pode ter sobre a identidade profissional. O trabalho destaca a necessidade de os tradutores e intérpretes contribuírem com a produção de conhecimento, com presença ativa nas discussões sobre o seu fazer. Analisamos a questões que envolvem a diferença entre tradução e interpretação, descrição de procedimentos técnicos bem como a complexidade das atividades. O enfoque do trabalho está no quanto o conhecimento e as ações definidas podem contribuir para a valorização e o respeito pela profissão e pelos que a exercem em oposição ao desserviço que a falta de ações alinhadas, de embasamento e o desconhecimento ou a desatualização fatalmente trazem. Em linhas gerais, buscou-se enfatizar não só os desafios e barreiras encontrados por tais profissionais, mas, principalmente, propor medidas que promovam a legitimação da profissão, que deixem claro o papel que exercem e que possibilitem ações coerentes e com o devido fundamento.
Descrição: In Forum, n. 31, p. 51-62, 2015.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1140
ISSN: 1518-2509
2525-6211 (digital)
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

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