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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1140
Título: | Formação de tradutores e intérpretes de língua de sinais: “afogue-se ou nade”— até quando? |
Título(s) alternativo(s): | La formación de traductores/intérpretes de lengua de señas: “ahogarse o nadar”: ¿hasta cuando? |
Autor(es): | Duarte, Mônica Raquel de Souza |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Educação de Surdos;Formação de tradutores intérpretes |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | INES |
Citação: | DUARTE, Mônica Raquel de Souza. Formação de tradutores e intérpretes de língua de sinais: “afogue-se ou nade”— até quando? = La formación de traductores/intérpretes de lengua de señas: “ahogarse o nadar”: ¿hasta cuando?. Forum, Rio de Janeiro, n. 31, p. 51-62, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho é uma versão expandida da apresentação em fórum no Instituto Nacional de Educação de Surdos cujo tema abordou a formação profissional do tradutor e intérprete de Libras. Apresentamoso o embasamento para a promoção da formação (Decreto n. 5.626/2005), as consequências da escassez de oferta de formação específica, assim como os efeitos que a falta de formação pode ter sobre a identidade profissional. O trabalho destaca a necessidade de os tradutores e intérpretes contribuírem com a produção de conhecimento, com presença ativa nas discussões sobre o seu fazer. Analisamos a questões que envolvem a diferença entre tradução e interpretação, descrição de procedimentos técnicos bem como a complexidade das atividades. O enfoque do trabalho está no quanto o conhecimento e as ações definidas podem contribuir para a valorização e o respeito pela profissão e pelos que a exercem em oposição ao desserviço que a falta de ações alinhadas, de embasamento e o desconhecimento ou a desatualização fatalmente trazem. Em linhas gerais, buscou-se enfatizar não só os desafios e barreiras encontrados por tais profissionais, mas, principalmente, propor medidas que promovam a legitimação da profissão, que deixem claro o papel que exercem e que possibilitem ações coerentes e com o devido fundamento. |
Descrição: | In Forum, n. 31, p. 51-62, 2015. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1140 |
ISSN: | 1518-2509 2525-6211 (digital) |
Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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