Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1128| Título: | Educação bilíngue de surdos : considerações sobre as práticas da educação infantil a partir de uma análise sobre o brincar |
| Título(s) alternativo(s): | Bilingual education of the deaf: considerations about the practices of early childhood education from an analysis on playing |
| Autor(es): | Turreta, Beatriz Aparecida dos Reis Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de |
| Produtor: | INES |
| Palavras-chave: | Educação de Surdos;Educação Infantil Bilíngue;Brincar;Língua de sinais |
| Data do documento: | 2018 |
| Editor: | INES |
| Citação: | YURRETA, Beatriz; LACERDA, Criistina. Educação bilíngue de surdos : considerações sobre as práticas da educação infantil a partir de uma análise sobre o brincar = Bilingual education of the deaf: considerations about the practices of early childhood education from an analysis on playing. Forum, Rio de Janeiro, n. 37, p. 115-137. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/443/446. Acesso em: 17 ago. 2022. |
| Resumo: | O presente trabalho aborda a problemática da educação bilíngue no âmbito da Educação Infantil. Com o intuito de contribuir com a escassa produção a respeito das práticas educacionais bilíngues nesse nível de ensino, buscamos descrever um Programa Educacional Bilíngue que assume os pressupostos teóricos da abordagem histórico-cultural de desenvolvimento humano e as proposições da abordagem bilíngue para crianças surdas. Com o objetivo específico de analisar as condições criadas por este grupo social para o desenvolvimento das crianças, apresentamos dados a respeito do brincar, entendido nessa abordagem como a atividade mais significativa da infância. As análises nos permitem afirmar que o brincar com outras crianças surdas e a presença de professores bilíngues favoreceu a aquisição da Libras e permitiu que alcançassem níveis mais elaborados de pensamento e linguagem. |
| Descrição: | In Forum, n. 37, p. 115-137, 2018. QR Code de vídeo em Libras |
| URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1128 |
| ISSN: | 1518-2509 2525-6211 (digital) |
| Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
| Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 443-Texto do Artigo-1295-1-10-20200610.pdf | Artigo | 10,09 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
| Revista Fórum 37 09 Considerações Sobre as Práticas da Educação Infantil a Partir de uma Análise s.mp4 | Resumo do artigo em LIBRAS | 12,67 MB | MP4 | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons