Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1128
Título: Educação bilíngue de surdos : considerações sobre as práticas da educação infantil a partir de uma análise sobre o brincar
Título(s) alternativo(s): Bilingual education of the deaf: considerations about the practices of early childhood education from an analysis on playing
Autor(es): Turreta, Beatriz Aparecida dos Reis
Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação de Surdos;Educação Infantil Bilíngue;Brincar;Língua de sinais
Data do documento: 2018
Editor: INES
Citação: YURRETA, Beatriz; LACERDA, Criistina. Educação bilíngue de surdos : considerações sobre as práticas da educação infantil a partir de uma análise sobre o brincar = Bilingual education of the deaf: considerations about the practices of early childhood education from an analysis on playing. Forum, Rio de Janeiro, n. 37, p. 115-137. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/443/446. Acesso em: 17 ago. 2022.
Resumo: O presente trabalho aborda a problemática da educação bilíngue no âmbito da Educação Infantil. Com o intuito de contribuir com a escassa produção a respeito das práticas educacionais bilíngues nesse nível de ensino, buscamos descrever um Programa Educacional Bilíngue que assume os pressupostos teóricos da abordagem histórico-cultural de desenvolvimento humano e as proposições da abordagem bilíngue para crianças surdas. Com o objetivo específico de analisar as condições criadas por este grupo social para o desenvolvimento das crianças, apresentamos dados a respeito do brincar, entendido nessa abordagem como a atividade mais significativa da infância. As análises nos permitem afirmar que o brincar com outras crianças surdas e a presença de professores bilíngues favoreceu a aquisição da Libras e permitiu que alcançassem níveis mais elaborados de pensamento e linguagem.
Descrição: In Forum, n. 37, p. 115-137, 2018. QR Code de vídeo em Libras
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1128
ISSN: 1518-2509
2525-6211 (digital)
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
443-Texto do Artigo-1295-1-10-20200610.pdfArtigo10,09 MBAdobe PDFDownload/Abrir
Revista Fórum 37 09 Considerações Sobre as Práticas da Educação Infantil a Partir de uma Análise s.mp4Resumo do artigo em LIBRAS12,67 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons