Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTurreta, Beatriz Aparecida dos Reis-
dc.contributor.authorLacerda, Cristina Broglia Feitosa de-
dc.date.accessioned2022-08-25T19:12:41Z-
dc.date.available2022-08-25T19:12:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationYURRETA, Beatriz; LACERDA, Criistina. Educação bilíngue de surdos : considerações sobre as práticas da educação infantil a partir de uma análise sobre o brincar = Bilingual education of the deaf: considerations about the practices of early childhood education from an analysis on playing. Forum, Rio de Janeiro, n. 37, p. 115-137. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/443/446. Acesso em: 17 ago. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2509-
dc.identifier.issn2525-6211 (digital)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1128-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a problemática da educação bilíngue no âmbito da Educação Infantil. Com o intuito de contribuir com a escassa produção a respeito das práticas educacionais bilíngues nesse nível de ensino, buscamos descrever um Programa Educacional Bilíngue que assume os pressupostos teóricos da abordagem histórico-cultural de desenvolvimento humano e as proposições da abordagem bilíngue para crianças surdas. Com o objetivo específico de analisar as condições criadas por este grupo social para o desenvolvimento das crianças, apresentamos dados a respeito do brincar, entendido nessa abordagem como a atividade mais significativa da infância. As análises nos permitem afirmar que o brincar com outras crianças surdas e a presença de professores bilíngues favoreceu a aquisição da Libras e permitiu que alcançassem níveis mais elaborados de pensamento e linguagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectEducação Infantil Bilínguept_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.titleEducação bilíngue de surdos : considerações sobre as práticas da educação infantil a partir de uma análise sobre o brincarpt_BR
dc.title.alternativeBilingual education of the deaf: considerations about the practices of early childhood education from an analysis on playingpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Forum, n. 37, p. 115-137, 2018. QR Code de vídeo em Libraspt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
443-Texto do Artigo-1295-1-10-20200610.pdfArtigo10,09 MBAdobe PDFDownload/Abrir
Revista Fórum 37 09 Considerações Sobre as Práticas da Educação Infantil a Partir de uma Análise s.mp4Resumo do artigo em LIBRAS12,67 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons