Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1105
Título: | Acessibilidade para surdos para em museus: um estudo de teses e dissertações da biblioteca digital brasileira |
Autor(es): | Santos, Angelica Cristina Rodrigues dos |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Museu;Acessibilidade;Educação de surdos;TCC |
Data do documento: | Ago-2021 |
Editor: | INES |
Citação: | SANTOS, Angelica Cristina Rodrigues dos. Acessibilidade para surdos para em museus: um estudo de teses e dissertações da biblioteca digital brasileira. 38 fls. Trabalhho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia,Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos: Rio de Janeiro, 2021. |
Resumo: | O museu é reconhecido como um espaço não escolar para a educação e para que tenha uma melhor fruição da experiência é importante pensar em como ele será inclusivo e nas necessidades comunicacionais de todos que frequentam. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é discutir como as pesquisas acadêmicas dos programas de mestrado e doutorado do Brasil estão abordando as questões relacionadas à acessibilidade para surdos em museus numa abordagem qualitativa e quantitativa. A presente pesquisa foi realizada através de uma pesquisa bibliográfica, levantamento de legislação e por último uma análise de trabalhos acadêmicos nesta base de dados utilizando as palavras-chaves “acessibilidade”, “educação e acessibilidade”, “acessibilidade, surdo e museu”. De forma geral, as pesquisas ressaltam a importância da acessibilidade nos museus para surdos é fundamental que as visitas sejam mediadas por intérpretes ou educadores surdos, na mesma proporção de visitas para pessoas ouvintes; priorizando o acolhimento e atendimento das demandas da comunidade surda. As pesquisas, mesmo que em número ainda tímido, nos revelam que os museus precisam estar preparados para receber surdos com profissionais que sejam fluentes em línguas de sinais, com aparatos tecnológicos e atitudes que denotem acessibilidade e inclusão. |
Descrição: | Trabalhho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia,Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Trabalho com 38 folhas escrito em português com resumo em inglês. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1105 |
Público Alvo: | Ensino Superior |
Colaborador: | Chalhub, Tânia (Orient.) |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Angelica_TCC_Final (2).pdf | 642,62 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons