Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/108
Título: Um dia da caça o outro do caçador: as expressões metafóricas como suporte didático para o ensino de Português como segunda língua
Autor(es): Moura, Daniele Barboza
Palavras-chave: Língua Portuguesa;Material didático
Data do documento: Set-2012
Editor: INES
Citação: MOURA, D. B. Um dia da caça o outro do caçador: as expressões metafóricas como suporte didático para o ensino de Português como segunda língua. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p. 207.
Resumo: O presente trabalho se propõe a apresentar experiências de ensino de Língua Portuguesa como L2 tendo como suporte didático as expressões metafóricas. Esta proposta foi desenvolvida em um grupo bilíngue formado por alunos surdos e ouvintes do Curso de Pedagogia Bilíngue (INES). Sabe-se que as expressões metafóricas fazem parte do repertório de uma língua e trazem consigo uma forte representação cultural e durante muitos anos eram restritas às conversas informais, em lendas e ditos populares com a intenção de amenizar, ironizar determinadas situações ou apresentar uma “moral”. Hoje, estão por toda parte, seja nas conversas informais ou em capas de jornais, revistas e propagandas que em geral fazem alusão a contecimentos reais do cotidiano do País. Importante ressaltar, que estas expressões metafóricas possuem relação com o contexto cultural do falante de determinado idioma. Uma vez que o surdo possui a Libras, Língua Brasileira de Sinais como L1 e a Língua Portuguesa como L2, é de suma importância levar em consideração o uso de imagens contextualizadas que irão contribuir para o letramento em L2 para este público, pois as expressões que para nós possuem um sentido metafórico, para o surdo acabam tendo um sentido literal.
Descrição: Texto de uma página com Resumo e Referências de trabalho apresentado na seção Comunicações do Congresso do INES. Autora apresenta proposta de ensino de português como L2 desenvolvida por alunos surdos e ouvintes do Curso de Pedagogia Bilíngue (INES).
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/108
Público Alvo: Ensino Superior
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Moura, 2012.pdf207,49 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons