Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1071
Título: Educação Bilíngue III: Letramento em Contextos Bilíngues 2.
Autor(es): Prado, Rosana
Produtor: INES
Data do documento: Jul-2021
Editor: INES
Citação: PRADO, Rosana. Educação Bilíngue III: Letramento em Contextos Bilíngues 2. Curso Online de Pedagogia. Rio de Janeiro: INES, 2021.
Descrição: Materiais da disciplina Educação Bilíngue III do Curso Online de Pedagogia. Arquivo composto por dois textos e um vídeo em Libras com legendas em português. Os materiais apresentados nesta unidade 2 são para atingir os seguintes objetivos: - reconhecer a cultura surda como uma realidade discursiva de afirmação da comunidade surda; - compreender que não é importante debater sobre a existência ou não da cultura surda, mas a necessidade desse discurso para afirmação do povo surdo; - compreender que os surdos apresentam uma apropriação visual da realidade e portanto, todas as suas relações com o mundo, acontecerão de maneira visual; - perceber que a experiência visual é o que identifica a comunidade surda e a cultura surda se baseia na experiência visual; - reconhecer que os indivíduos surdos passaram por tantas experiências de opressão e desvalorização da sua língua, que o discurso da cultura vem para conferir empoderamento, valor e autonomia ao povo surdo; - destacar a importância das manifestações culturais surdas para o letramento de alunos surdos em diferentes contextos. O vídeo foi elaborado por professores do INES, desenvolvido e produzido por profissionais do Núcleo de Educação Online (NEO). O vídeo apresenta o conteúdo introdutório da unidade.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1071
Público Alvo: Ensino Superior
Colaborador: Gomes, Roberto
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes



A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons