Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1013
Título: Piadas surdas: estratégia cultural e pedagógica
Autor(es): Silva, Joelma Diniz
Produtor: INES
Palavras-chave: TCC em Libras;Piada surda;Monografia em Libras
Data do documento: Dez-2016
Editor: DESU INES
Resumo: Defendo o tema “Piada Surda”. Explico sobre a vida do surdo e a comunicação difícil com a família. Esclareço também que o surdo se mostra curioso para fazer os vídeos de piada na internet. O surdo aproveita a piada para conversar, passar informação, provocar, pensar. Por isso, tem importância aprofundar o estudo sobre o tema “piada surda”. Usei como metodologia convidar colegas surdos e filmá-los contando piadas surdas. A opinião deles sobre o tema também foi importante. Filmei as opiniões deles sobre o tema. Quais eram os temas? Quais os tipos de piada e as características dessas piadas? Pesquisei a cultura surda e as características de pedagogias surdas que combinam com contar piadas. No Capítulo 1 esclareci sobre teoria de “Arte Surda” e também sobre “Cultura Surda” junto com autoras Pesquisadoras Surdas. No Capítulo 2 mostrei sobre “Pedagogia Surda”. No Capítulo 3, os “Amigos Surdos contam piadas” e faço as análises. Concluo que a comunidade surda gosta de contar e repetir piadas. Contar histórias, piadas combina com a didática surda, a pedagogia surda.
Descrição: Vídeo da aluna Joelma Diniz Silva com monografia em Libras tendo duração de 1 hora e 11 minutos com o título “Piadas surdas: estratégia cultural e pedagógica”. Orientado pela professora Cristiane Taveira, do Departamento de Ensino Superior do INES.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1013
Público Alvo: Ensino Superior
Colaborador: Taveira, Cristiane Correia (Orientadora)
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Joelma.mp4190,9 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons