Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1012
Título: Conto e reconto de Histórias na Educação Infantil: o uso de estratégias visuais no letramento de crianças surdas
Autor(es): Delmar, Alessandra Scarpin Moreira
Produtor: DESU INES
Palavras-chave: Letramento visual;Contação de Histórias;Monografia em Libras;TCC em Libras
Data do documento: Jul-2016
Editor: INES
Resumo: Percebemos uma carência de literatura adequada e também do próprio ato (jeito, forma) de contar histórias para crianças surdas. No meu trabalho de pesquisa, comecei a destacar as didáticas de surdos e de ouvintes bilíngues e uma proposta para contar e recontar histórias até atingir a leitura em Libras e em português. O local de estudo e pesquisa é o INES e os sujeitos de pesquisa são as crianças surdas estudantes do Serviço de educação Infantil (SEDIN) dos quatro aos cinco anos de idade e que participaram de experiências de conto de histórias no Curso de Extensão com turmas de Pedagogia Bilíngue do DESU-INES. Estudamos os 15 passos do programa americano Shared Reading Program – Projeto de Leitura Compartilhada – explicando-o no Capítulo 1. Abordo as características da Pedagogia Surda no Capítulo 2 destacando, principalmente, a importância e o jeito de contar histórias. Sobre algumas adaptações para a experiência que vivi no INES, Brasil, descrevo as etapas que desenvolvemos, surdos e ouvintes, alunos da Pedagogia Bilíngue do DESU, durante o período dessa pesquisa, por um ano de observação. Uso para exemplificar a história da Literatura Surda “Feijãozinho Surdo”. No capítulo 3 apresento a prática da contação de história com alguns passos da leitura compartilhada usadas pelo aluno surdo e algumas estratégias visuais desenvolvidas na Pedagogia Surda. Concluo que o projeto de extensão foi de grande importância para as crianças do SEDIN e para os professores, pois mostrou a importância de contar e recontar histórias utilizando estratégias visuais e materiais de baixa e alta tecnologia podendo assim enriquecer o processo de ensino-aprendizagem no letramento de crianças surdas.
Descrição: Vídeo da aluna Alessandra Scarpin Moreira Delmar com monografia em Libras tendo duração de 1 horas e 37 minutos com o título “Conto e reconto de Histórias na Educação Infantil: o uso de estratégias visuais no letramento de crianças surdas”. Orientado pela professora Cristiane Taveira, do Departamento de Ensino Superior do INES.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1012
Público Alvo: Ensino Superior
Colaborador: Taveira, Cristiane Correia (Orientadora)
Campos, Mônica da Silva Lima (Coorientadora)
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Libras de Alessandra Delmar.mp4819,26 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons