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dc.contributor.authorDelmar, Alessandra Scarpin Moreira-
dc.contributor.otherTaveira, Cristiane Correia (Orientadora)-
dc.contributor.otherCampos, Mônica da Silva Lima (Coorientadora)-
dc.date.accessioned2021-05-26T14:42:51Z-
dc.date.available2021-05-26T14:42:51Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1012-
dc.description.abstractPercebemos uma carência de literatura adequada e também do próprio ato (jeito, forma) de contar histórias para crianças surdas. No meu trabalho de pesquisa, comecei a destacar as didáticas de surdos e de ouvintes bilíngues e uma proposta para contar e recontar histórias até atingir a leitura em Libras e em português. O local de estudo e pesquisa é o INES e os sujeitos de pesquisa são as crianças surdas estudantes do Serviço de educação Infantil (SEDIN) dos quatro aos cinco anos de idade e que participaram de experiências de conto de histórias no Curso de Extensão com turmas de Pedagogia Bilíngue do DESU-INES. Estudamos os 15 passos do programa americano Shared Reading Program – Projeto de Leitura Compartilhada – explicando-o no Capítulo 1. Abordo as características da Pedagogia Surda no Capítulo 2 destacando, principalmente, a importância e o jeito de contar histórias. Sobre algumas adaptações para a experiência que vivi no INES, Brasil, descrevo as etapas que desenvolvemos, surdos e ouvintes, alunos da Pedagogia Bilíngue do DESU, durante o período dessa pesquisa, por um ano de observação. Uso para exemplificar a história da Literatura Surda “Feijãozinho Surdo”. No capítulo 3 apresento a prática da contação de história com alguns passos da leitura compartilhada usadas pelo aluno surdo e algumas estratégias visuais desenvolvidas na Pedagogia Surda. Concluo que o projeto de extensão foi de grande importância para as crianças do SEDIN e para os professores, pois mostrou a importância de contar e recontar histórias utilizando estratégias visuais e materiais de baixa e alta tecnologia podendo assim enriquecer o processo de ensino-aprendizagem no letramento de crianças surdas.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectLetramento visualpt_BR
dc.subjectContação de Históriaspt_BR
dc.subjectMonografia em Libraspt_BR
dc.subjectTCC em Libraspt_BR
dc.titleConto e reconto de Histórias na Educação Infantil: o uso de estratégias visuais no letramento de crianças surdaspt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerDESU INES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalVídeo da aluna Alessandra Scarpin Moreira Delmar com monografia em Libras tendo duração de 1 horas e 37 minutos com o título “Conto e reconto de Histórias na Educação Infantil: o uso de estratégias visuais no letramento de crianças surdas”. Orientado pela professora Cristiane Taveira, do Departamento de Ensino Superior do INES.pt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

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