Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1012
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Delmar, Alessandra Scarpin Moreira | - |
dc.contributor.other | Taveira, Cristiane Correia (Orientadora) | - |
dc.contributor.other | Campos, Mônica da Silva Lima (Coorientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-26T14:42:51Z | - |
dc.date.available | 2021-05-26T14:42:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1012 | - |
dc.description.abstract | Percebemos uma carência de literatura adequada e também do próprio ato (jeito, forma) de contar histórias para crianças surdas. No meu trabalho de pesquisa, comecei a destacar as didáticas de surdos e de ouvintes bilíngues e uma proposta para contar e recontar histórias até atingir a leitura em Libras e em português. O local de estudo e pesquisa é o INES e os sujeitos de pesquisa são as crianças surdas estudantes do Serviço de educação Infantil (SEDIN) dos quatro aos cinco anos de idade e que participaram de experiências de conto de histórias no Curso de Extensão com turmas de Pedagogia Bilíngue do DESU-INES. Estudamos os 15 passos do programa americano Shared Reading Program – Projeto de Leitura Compartilhada – explicando-o no Capítulo 1. Abordo as características da Pedagogia Surda no Capítulo 2 destacando, principalmente, a importância e o jeito de contar histórias. Sobre algumas adaptações para a experiência que vivi no INES, Brasil, descrevo as etapas que desenvolvemos, surdos e ouvintes, alunos da Pedagogia Bilíngue do DESU, durante o período dessa pesquisa, por um ano de observação. Uso para exemplificar a história da Literatura Surda “Feijãozinho Surdo”. No capítulo 3 apresento a prática da contação de história com alguns passos da leitura compartilhada usadas pelo aluno surdo e algumas estratégias visuais desenvolvidas na Pedagogia Surda. Concluo que o projeto de extensão foi de grande importância para as crianças do SEDIN e para os professores, pois mostrou a importância de contar e recontar histórias utilizando estratégias visuais e materiais de baixa e alta tecnologia podendo assim enriquecer o processo de ensino-aprendizagem no letramento de crianças surdas. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Letramento visual | pt_BR |
dc.subject | Contação de Histórias | pt_BR |
dc.subject | Monografia em Libras | pt_BR |
dc.subject | TCC em Libras | pt_BR |
dc.title | Conto e reconto de Histórias na Educação Infantil: o uso de estratégias visuais no letramento de crianças surdas | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.producer | DESU INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.description.general | Vídeo da aluna Alessandra Scarpin Moreira Delmar com monografia em Libras tendo duração de 1 horas e 37 minutos com o título “Conto e reconto de Histórias na Educação Infantil: o uso de estratégias visuais no letramento de crianças surdas”. Orientado pela professora Cristiane Taveira, do Departamento de Ensino Superior do INES. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Libras de Alessandra Delmar.mp4 | 819,26 MB | MP4 | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons