Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/913
Título: O que leem os surdos?
Autor(es): Sanchéz, Carlos
Palavras-chave: Formação do leitor;Educação de surdos;Ensino da escrita;Ensino da leitura
Data do documento: Jan-2017
Editor: INES
Citação: Sanchéz, Carlos. O que leem os surdos? Revista Fórum, n.35, 2017.
Resumo: O presente texto tece reflexões sobre o processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita para pessoas surdas,destacando a especificidade e a diferença de tal processo em relação ao que ocorre com crianças ouvintes. Nesse sentido, realiza uma crítica ao ensino da linguagem escrita para surdos nos mesmos moldes que para pessoas ouvintes, à medida que isto significa negar a experiência surda e seu modo singular de produzir e se relacionar com o conhecimento, por meio de uma experiência visual. Destaca, também, a importância de ambientes alfabetizadores e do convívio/relação com livros e a mediação de adultos leitores para a formação do leitor surdo.
Descrição: O texto apresentado no IX Congresso Internacional do INES – COINES 2016 tece reflexões sobre o processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita para pessoas surdas.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/913
Público Alvo: Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sanchéz, 2017.pdf650,67 kBAdobe PDFDownload/Abrir
O que lêem os surdos.mp46,58 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons