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Título: O uso do Youtube como ferramenta pedagógica de inclusão: um relato de experiência na rede estadual do Rio de Janeiro
Autor(es): Ricardo, Jonas da Conceição
Araujo, Viviane Soares Fialho de
Dionysio, Renata Barbosa
Chrispino, Álvaro
Palavras-chave: Surdez;Inclusão;Educação Matemática;TIC
Data do documento: Dez-2019
Editor: Estácio
Citação: RICARDO, J. da C. et al. O uso do Youtube como ferramenta pedagógica de inclusão: um relato de experiência na rede estadual do Rio de Janeiro. Revista Estação Científica, n. 22, 2019.
Resumo: Este artigo apresenta o relato de experiência de uma atividade mediada pela tecnologia como forma de inclusão de estudantes 5 surdos, desenvolvida em uma turma da 1ª série do Ensino Médio, em uma Escola da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. O trabalho surgiu quando houve a necessidade dos estudantes da turma realizarem a apresentação de um seminário sobre as Funções Matemáticas, tendo um grupo de estudantes surdas optanto por formar um grupo somente com elas. Os temas foram escolhidos por meio de sorteio, cabendo ao grupo das estudantes surdas a Função Polinomial do 1º grau. Deste modo, o presente trabalho trata da temática inclusão, defendida por autores como Frazão e Porto (1999) e Salgado (2012), consoante à legislação nacional que rege este tema, dando notoriedade à proposta de educação para todos, da UNESCO. A fundamentação do presente trabalho está baseada nas propostas de mudanças de práticas pedagógicas concebidas por Nóvoa (2001) e das competências do professor do século XXI, propostas por Perrenoud e Gather (2002). As ditas novas mídias foram usadas na sala de aula, como meio facilitador para a inclusão, defendida por Mantoan (1998) e Prensky (2012). No que tange ao desenvolvimento metodológico, utilizamos o princípio da PesquisaAção, proposta por Thiollent (2005). Com a escolha da proposta metodológica, esperou-se que fossem alcançados três objetivos. Inicialmente, o de desenvolver uma atividade em que os estudantes surdos pudessem se sentir integrados com os ouvintes. Posteriormente, demonstrar como a inserção tecnológica pode ser um facilitador na sala de aula entre estudantes surdos e ouvintes. E por fim, utilizar a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta integradora. Como resultado desta proposta de trabalho, destacam-se a construção de alguns sentidos para a inclusão, como não somente a inclusão dos estudantes surdos na cultura dos estudantes ouvintes, mas também os estudantes ouvintes na cultura dos estudantes surdos.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/889
Público Alvo: Formação Continuada
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