Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/786
Título: Salto para o Futuro: Educar na Biodiversidade
Produtor: ACERP
Palavras-chave: Natureza;Biodivbersidade;Políticas públicas;Biomas;Parques nacionais;Reservas biológicas;Uso sustentável;Estações ecológicas;Reflorestamento;Ecossistema
Data do documento: 2010
Editor: TV Escola
Resumo: A série tem como proposta promover a consciência acerca da importância da biodiversidade para a reprodução e o equilíbrio da vida e para propiciar condições dignas de existência humana. Tendo em vista que a Assembleia das Nações Unidas declarou que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, é necessário mobilizar a sociedade civil e os governos para ações sociais e políticas públicas que protejam o patrimônio natural, diante dos processos econômicos que ainda tendem para o uso intensivo da natureza em escala global. Ao longo dos programas, serão debatidos estes temas: Educação, cultura e biodiversidade; Água e seus múltiplos significados para a vida e Sociobiodiversidade e os biomas brasileiros.
Descrição: Programa em vídeo com áudio e legendas em português e janela de Libras. Com duração de 48 min. o programa está dividido em três blocos. Apresentação de Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro sobre biodiversidade e educação. Os apresentadores entrevistam profissionais de diferentes áreas que falam sobre a importância de conservação e preservação do meio ambiente, os grandes biomas brasileiros - Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Zona Costeira, Caatinga, Cerrado e Pampas; as unidades de proteção integral e unidades de uso sustentável; Sistema Nacional de Unidades de Conservação Nacional. Os apresentadores convidam participantes de projetos alternativos para falar sobre suas experiências: Nas Ondas do Ambiente (escola e rádio em Duque de Caxias), Projeto Cambucá (escola do município de Cantagalo, RJ), Projeto Grupo Nativo de Itapuã na Lagoa do Abaeté em Salvador, Projeto Jorge Amando a Maré na Ilha da Maré da UFBA e da Fundação Jorge Amado. Entrevista com a bióloga Lara Moutinho sobre socioambientalismo e o Brasil e sua grande biodiversidade, diversidade cultural e diversidade biológica, diversidade biocultural e o grande desafio são os programas político pedagógico inserirem a educação ambiental como algo inserido na vida.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/786
Público Alvo: Formação Continuada
Aparece nas coleções:Reportagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educar_biodiversidade_BL1_SF0018.mp4166,14 MBMP4Download/Abrir
Educar_biodiversidade_BL2_SF0018.mp495,76 MBMP4Download/Abrir
Educar_biodiversidade_BL3_SF018.mp4207,05 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons