Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBigate, Thaís Ferreira-
dc.contributor.otherLima, Neuza Rejane Wille (Orientadora)-
dc.date.accessioned2019-02-01T19:34:01Z-
dc.date.available2019-02-01T19:34:01Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBIGATE, Thaís Ferreira. Práticas pedagógicas e desafios no processo de reabilitação de alunos com surdocegueira. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/725-
dc.description.abstractO presente estudo buscou analisar as práticas pedagógicas empregadas no processo de reabilitação de alunos com surdogueira do Instituto Benjamin Constant. A surdocegueira é uma deficiência que compromete os principais sentidos de recepção de informação, logo, os professores devem utilizar práticas distintas daquelas usadas com os demais alunos com deficiência visual e, se a população surdocega tem como principal característica a heterogeneidade, deve existir diferenças nos atendimentos de alunos que apresentam distinto período de aquisição da deficiência e de graus de perda da audição e da visão. A fim de compreender esse processo e relatá-lo em um vídeo, o estudo de caso foi selecionado como metodologia e a coleta de dados foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e entrevista semiestruturada. Concluiu-se que a principal dificuldade encontrada pelos professores foi a comunicação e que a presença de um tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental nesse contexto. As ações mencionadas pelos professores foram consideradas relevantes, possibilitando o acesso dos alunos com surdocegueira aos conteúdos das aulas.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFFpt_BR
dc.subjectSurdocegueirapt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectReabilitaçãopt_BR
dc.subjectInstituto Benjamin Constantpt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas e desafios no processo de reabilitação de alunos com surdocegueirapt_BR
dc.title.alternativeBIGATE, Thaís Ferreira. Práticas pedagógicas e desafios no processo de reabilitação de alunos com surdocegueira. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.pt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalDissertação em português com 101 páginas e vídeo de 40'. O vídeo “Surdocegueira, e agora? Práticas Pedagógicas no Processo de Reabilitação do IBC” foi produzido por Thaís Ferreira Bigate, professora do Programa de Atendimento e Apoio ao Surdocego (PAAS) do Instituto Benjamin Constant (IBC). A produção audiovisual é resultado da pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) da Universidade Federal Fluminense (UFF), orientada pela docente Dra. Neuza Rejane Wille Lima. A produção conta com tradução em Libras, legenda e audiodescrição. Além desses recursos de acessibilidade, há um link que conduz a um documento em PDF com todo o conteúdo transcrito. Dessa forma, todas as informações, incluindo as imagens, podem ser lidas com uma Linha Braille, que consiste em um dispositivo de saída tátil para visualização das letras no Sistema Braille, que pode ser usado por pessoas com surdocegueira total que dominem o código de leitura e escrita.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Disserta_Thais_Bigate.pdf1,21 MBAdobe PDFDownload/Abrir
Surdocegueira, e agora Práticas pedagógicas na Reabilitação do IBC[1].mp4390,32 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons