Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/694
Título: | Surdocegueira: algumas considerações para a educação |
Autor(es): | Gomes, Marcia Regina |
Palavras-chave: | Surdocegueira;Acessibilidade;Educação Especial |
Data do documento: | Jun-2015 |
Editor: | INES |
Citação: | GOMES: M. R. Surdocegueira: algumas considerações para a educação. Revista Forum, n. 31, p. 25-38, 2015. |
Resumo: | Este texto tem como propósito apresentar algumas considerações, ainda que breves, acerca do universo da surdocegueira no que tange aos desafios impostos por essa condição à realidade educacional. Inicialmente, é apresentada uma síntese do leque de possibilidades de combinações das perdas visual e auditiva e os efeitos produzidos em um indivíduo na sua relação com o meio e, a seguir, faço uma articulação com as necessidades comunicacionais específicas desses sujeitos para a dinâmica pedagógica. Tais subsídios estão apoiados na pes-quisa realizada por mim, em 2006, com crianças surdocegas que se comunicam em nível pré-simbólico, bem como nos dados iniciais do estudo que está sendo desenvolvido também por mim, no acompanhamento de um aluno surdocego pós-linguístico no curso de graduação em Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Por fim, aponto para a formação do docente com base no princípio da acessibilidade previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência. |
Descrição: | Artigo de 14 páginas de professora do INES que trabalha com o tema surdocegueira há anos. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/694 |
Público Alvo: | Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcia_Gomes.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons