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Título: Surdocegueira: algumas considerações para a educação
Autor(es): Gomes, Marcia Regina
Palavras-chave: Surdocegueira;Acessibilidade;Educação Especial
Data do documento: Jun-2015
Editor: INES
Citação: GOMES: M. R. Surdocegueira: algumas considerações para a educação. Revista Forum, n. 31, p. 25-38, 2015.
Resumo: Este texto tem como propósito apresentar algumas considerações, ainda que breves, acerca do universo da surdocegueira no que tange aos desafios impostos por essa condição à realidade educacional. Inicialmente, é apresentada uma síntese do leque de possibilidades de combinações das perdas visual e auditiva e os efeitos produzidos em um indivíduo na sua relação com o meio e, a seguir, faço uma articulação com as necessidades comunicacionais específicas desses sujeitos para a dinâmica pedagógica. Tais subsídios estão apoiados na pes-quisa realizada por mim, em 2006, com crianças surdocegas que se comunicam em nível pré-simbólico, bem como nos dados iniciais do estudo que está sendo desenvolvido também por mim, no acompanhamento de um aluno surdocego pós-linguístico no curso de graduação em Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Por fim, aponto para a formação do docente com base no princípio da acessibilidade previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Descrição: Artigo de 14 páginas de professora do INES que trabalha com o tema surdocegueira há anos.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/694
Público Alvo: Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

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