Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/686
Título: Por uma compreensão do letramento visual e seus suportes: articulando pesquisas sobre letramento, matrizes de linguagem e artefatos surdos.
Autor(es): Taveira, Cristiane Correia
Rosado, Luiz Alexandre da Silva
Palavras-chave: Matrizes de Linguagem;Letramento visual;Artefatos Surdos
Data do documento: Jun-2013
Editor: INES
Citação: TAVEIRA, C. C.; ROSADO, L. A. S. Por uma compreensão do letramento visual e seus suportes: articulando pesquisas sobre letramento, matrizes de linguagem e artefatos surdos. Revista Espaço, n. 39, p. 27-42, jan-jun 2013.
Resumo: A insuficiência de base teórica em matrizes de linguagem (sonora, visual e verbal), principalmente no que se refere à visualidade e às mesclas entre as matrizes, evidencia aspectos que incidem no distanciamento da forma de abordar a característica principal da coleção de artefatos produzidos pelos professores e instrutores surdos durante a prática pedagógica: o apelo imagético que acrescenta outros olhares ao letramento, à leitura, à escrita e à produção literária. Diante disso, investiga-se a questão visual, o letramento visual, a necessidade de se ler a imagem como texto, além de se considerar as pistas visuais de contexto. Após esse esforço discute-se sobre a importância do letramento verbal, no sentido de ler o texto como imagem. Essas práticas pedagógicas visuais circulam e permeiam outras práticas. Foi prioritário estuda-las dada a especificidade e a pertinência que demonstram os professores instrutores surdos ao aplica-las, o que pode impulsionar mais adequadamente a escolarização de alunos surdos. Palavras-chave: Letramento visual, matrizes de linguagem, artefatos surdos.
Descrição: Artigo de 15 páginas em português de autoria de professores do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O artigo “investiga-se a questão visual, o letramento visual, a necessidade de se ler a imagem como texto, além de se considerar as pistas visuais de contexto. Após esse esforço discute-se sobre a importância do letramento verbal, no sentido de ler o texto como imagem.”
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/687
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas
Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Taveira_Rosado_2013.pdf16,66 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons