Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/686
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Taveira, Cristiane Correia | - |
dc.contributor.author | Rosado, Luiz Alexandre da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-01T19:19:51Z | - |
dc.date.available | 2018-11-01T19:19:51Z | - |
dc.date.issued | 2013-06 | - |
dc.identifier.citation | TAVEIRA, C. C.; ROSADO, L. A. S. Por uma compreensão do letramento visual e seus suportes: articulando pesquisas sobre letramento, matrizes de linguagem e artefatos surdos. Revista Espaço, n. 39, p. 27-42, jan-jun 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/687 | - |
dc.description.abstract | A insuficiência de base teórica em matrizes de linguagem (sonora, visual e verbal), principalmente no que se refere à visualidade e às mesclas entre as matrizes, evidencia aspectos que incidem no distanciamento da forma de abordar a característica principal da coleção de artefatos produzidos pelos professores e instrutores surdos durante a prática pedagógica: o apelo imagético que acrescenta outros olhares ao letramento, à leitura, à escrita e à produção literária. Diante disso, investiga-se a questão visual, o letramento visual, a necessidade de se ler a imagem como texto, além de se considerar as pistas visuais de contexto. Após esse esforço discute-se sobre a importância do letramento verbal, no sentido de ler o texto como imagem. Essas práticas pedagógicas visuais circulam e permeiam outras práticas. Foi prioritário estuda-las dada a especificidade e a pertinência que demonstram os professores instrutores surdos ao aplica-las, o que pode impulsionar mais adequadamente a escolarização de alunos surdos. Palavras-chave: Letramento visual, matrizes de linguagem, artefatos surdos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Matrizes de Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Letramento visual | pt_BR |
dc.subject | Artefatos Surdos | pt_BR |
dc.title | Por uma compreensão do letramento visual e seus suportes: articulando pesquisas sobre letramento, matrizes de linguagem e artefatos surdos. | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Artigo de 15 páginas em português de autoria de professores do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O artigo “investiga-se a questão visual, o letramento visual, a necessidade de se ler a imagem como texto, além de se considerar as pistas visuais de contexto. Após esse esforço discute-se sobre a importância do letramento verbal, no sentido de ler o texto como imagem.” | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Taveira_Rosado_2013.pdf | 16,66 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons