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Título: Processo de Produção de Materiais Didáticos Bilíngues do Instituto Nacional de Educação de Surdos
Autor(es): Galasso, Bruno José Betti
Lopez, Monica Raquel de Souza
Severino, Rafael da Mata
Lima, Roberto Gomes da
Teixeira, Dirceu Esdras
Palavras-chave: Surdez;Bilinguismo;Material didático;Tradução;Educação Especial
Data do documento: Jan-2018
Citação: GALASSO, B. J. B. et al. Processo de produção de materiais didáticos bilíngues do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 1, p. 59-72, 2018.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar as diversas etapas de produção de materiais didáticos bilíngues do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), analisadas em seus aspectos teóricos e técnicos (pré-produção, tradução e pós-produção), com a descrição dos princípios da aprendizagem multimídia vinculados à concepção de objetos digitais bilíngues desenvolvidos no Núcleo de Educação Online (NEO). Tendo em vista a escassez de material didático bilíngue hoje disponível para a educação de surdos, pretende-se contribuir com o estabelecimento de parâmetros de qualidade fundamentais para esse tipo de produção. Neste trabalho, são apresentadas 15 etapas do fluxo de trabalho para produção de materiais didáticos bilíngues do NEO, dentre as quais se destaca o papel da equipe de tradutores-intérpretes, que se revezam nas funções de tradutor-apresentador, tradutor-supervisor e tradutor-revisor. Além disso, são enfatizados os princípios fundamentais da aprendizagem multimídia no que tange ao desenvolvimento de materiais didáticos bilíngues. Dessa forma, conclui-se que as referências da aprendizagem multimídia aliadas aos princípios norteadores da educação de surdos cria uma linha de desenvolvimento de materiais didáticos possível, com inovação e métodos interdisciplinares, a um aprofundamento de conhecimentos capaz de contribuir com a expansão qualitativa na produção de materiais didáticos bilíngues em Libras/Língua Portuguesa.
Descrição: Artigo de 14 páginas publicado na Revista Brasileira de Educação Especial e vídeo em Libras com duração de 44 minutos. Os autores são professores e tradutores intérpretes do Instituto Nacional de Educação de Surdos.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/603
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

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