Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/484
Título: Educação, gestão e difusão em saúde para surdos: construção, avaliação e propostas construídas por vozes e mãos
Autor(es): Almeida, Regina Célia Nascimento de
Palavras-chave: Prevenção às DST/AIDS;Acessibilidade à saúde;Saúde sexual e reprodutiva;Protagonismo do Surdo
Data do documento: Dez-2013
Editor: INES
Citação: ALMEIDA, R. C. N. Educação, gestão e difusão em saúde para surdos: construção, avaliação e propostas construídas por vozes e mãos. Revista Espaço, n. 40, p. 52-65, 2013.
Resumo: Relatamos a experiência bem sucedida de um programa bilíngue de prevenção e assistência em DST/ Aids para a comunidade surda desenvolvida no INES pelo Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo (NOSS), tendo como campo de estudo o seu Colégio de Aplicação. O Núcleo, formado por professores surdos e ouvintes, desenvolve um trabalho pautado na ótica antropológica da surdez e, por conseguinte, as questões linguísticas, culturais e identitárias são o tripé para a compreensão, a discussão e a reflexão dos significados e representações sobre sexo e sexualidade para a população surda. Apresentamos alguns dados de pesquisas em coparticipação com a área da saúde, incluindo as barreiras e limitações no acesso à informação e na relação médico-paciente surdo, bem como estratégias e recursos de acessibilidade criados junto à comunidade surda. Ressaltamos a relevância do protagonismo e autonomia do profissional surdo bilíngue na construção e difusão do conhecimento científico mediante elaboração e execução de atividades pedagógicas, na criação de material didático e na participação em discussões de políticas públicas a fim de que a comunidade surda disponha de um programa de saúde sexual e reprodutiva holístico e autos sustentável.
Descrição: Artigo publicado na Revista Espaço. Material sobre atividades pedagógicas de prevenção às DST/AIDS programa bilíngue de prevenção e assistência em DST/ Aids para a comunidade surda desenvolvida pelo Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo (NOSS) do INES, tendo como campo de estudo o seu Colégio de Aplicação.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/485
ISSN: 2525-6203
Público Alvo: Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde
Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Almeida_2013.pdf16,71 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons