Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Glayseanne da Silva-
dc.contributor.otherOliveira, Elizabeth Serra (Orientadora)-
dc.date.accessioned2025-06-17T13:09:04Z-
dc.date.available2025-06-17T13:09:04Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCARVALHO, Glayseanne da Silva. Abordagens das lutas feministas na educação: análise nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2022, 25 fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Polo: Universidade Estadual do Pará, Rio de Janeiro, Belém, PA, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1552-
dc.description.abstractSituado no contexto educacional brasileiro o presente trabalho monográfico pretende destacar em especial a partir da decada de 1970 a importância do pensamento feminista brasileiro e suas lutas na formação escolar dos sujeitos do ensino fundamental anos iniciais. O objetivo principal foi destacar como historicamente as teorias feministas no Brasil vão se consolidando como protagonistas legítimas de produção de conhecimentos. Destaca-se também a invisibilidade de suas lutas e conquistas políticas nos livros didáticos de história da educação escolar, bem como sobre os estudos sobre gênero no Brasil. A pluralidade dos feminismos pouco se destacam na formação escolar do ensino fundamental. Optou-se por uma abordagem metodológica de pesquisa bibliográfica qualitativa analisar livros didáticos do ensino de história do ensino fundamental anos iniciais. Conclui-se que o percurso histórico de resistências das lutas feministas no Brasil contribui para emergir e consolidar a necessidade desta temática nos livros didáticos em especial na desconstrução de um modelo único de família brasileira.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDESU/INESpt_BR
dc.subjectLutas feministaspt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectTCCpt_BR
dc.subjectFeminismospt_BR
dc.titleAbordagens das lutas feministas na educação: análise nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental Anos Iniciaispt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas
Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Glayseanne_Carvalho.pdf1,51 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.