Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1551
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Glayseanne da Silva | - |
dc.contributor.other | Oliveira, Elizabeth Serra (Orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T13:09:04Z | - |
dc.date.available | 2025-06-17T13:09:04Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Glayseanne da Silva. Abordagens das lutas feministas na educação: análise nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2022, 25 fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Polo: Universidade Estadual do Pará, Rio de Janeiro, Belém, PA, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1552 | - |
dc.description.abstract | Situado no contexto educacional brasileiro o presente trabalho monográfico pretende destacar em especial a partir da decada de 1970 a importância do pensamento feminista brasileiro e suas lutas na formação escolar dos sujeitos do ensino fundamental anos iniciais. O objetivo principal foi destacar como historicamente as teorias feministas no Brasil vão se consolidando como protagonistas legítimas de produção de conhecimentos. Destaca-se também a invisibilidade de suas lutas e conquistas políticas nos livros didáticos de história da educação escolar, bem como sobre os estudos sobre gênero no Brasil. A pluralidade dos feminismos pouco se destacam na formação escolar do ensino fundamental. Optou-se por uma abordagem metodológica de pesquisa bibliográfica qualitativa analisar livros didáticos do ensino de história do ensino fundamental anos iniciais. Conclui-se que o percurso histórico de resistências das lutas feministas no Brasil contribui para emergir e consolidar a necessidade desta temática nos livros didáticos em especial na desconstrução de um modelo único de família brasileira. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | DESU/INES | pt_BR |
dc.subject | Lutas feministas | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | TCC | pt_BR |
dc.subject | Feminismos | pt_BR |
dc.title | Abordagens das lutas feministas na educação: análise nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental Anos Iniciais | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.description.general | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Glayseanne_Carvalho.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.