Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1551
Título: Abordagens das lutas feministas na educação: análise nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental Anos Iniciais
Autor(es): Carvalho, Glayseanne da Silva
Palavras-chave: Lutas feministas;Educação escolar;TCC;Feminismos
Data do documento: 2022
Editor: DESU/INES
Citação: CARVALHO, Glayseanne da Silva. Abordagens das lutas feministas na educação: análise nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2022, 25 fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Polo: Universidade Estadual do Pará, Rio de Janeiro, Belém, PA, 2022.
Resumo: Situado no contexto educacional brasileiro o presente trabalho monográfico pretende destacar em especial a partir da decada de 1970 a importância do pensamento feminista brasileiro e suas lutas na formação escolar dos sujeitos do ensino fundamental anos iniciais. O objetivo principal foi destacar como historicamente as teorias feministas no Brasil vão se consolidando como protagonistas legítimas de produção de conhecimentos. Destaca-se também a invisibilidade de suas lutas e conquistas políticas nos livros didáticos de história da educação escolar, bem como sobre os estudos sobre gênero no Brasil. A pluralidade dos feminismos pouco se destacam na formação escolar do ensino fundamental. Optou-se por uma abordagem metodológica de pesquisa bibliográfica qualitativa analisar livros didáticos do ensino de história do ensino fundamental anos iniciais. Conclui-se que o percurso histórico de resistências das lutas feministas no Brasil contribui para emergir e consolidar a necessidade desta temática nos livros didáticos em especial na desconstrução de um modelo único de família brasileira.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1552
Público Alvo: Ensino Superior
Colaborador: Oliveira, Elizabeth Serra (Orientadora)
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas
Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Glayseanne_Carvalho.pdf1,51 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.