Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1546
Título: Lugar da metodologia de ensino de matemática na formação de pedagogo bilíngue: reflexões a partir de narrativas docentes
Autor(es): Dionysio, Renata Barbosa
Produtor: INES
Palavras-chave: Formação Docente;Educação de surdos;Pesquisa Narrativa;Metodologia de Ensino de Matemática;Pedagogia
Data do documento: 2024
Editor: INES
Citação: DIONYSIO, Renata Barbosa. Lugar da metodologia de ensino de matemática na formação de pedagogo bilíngue: reflexões a partir de narrativas docentes. Revista Espaço, n. 61, jul-dez de 2024.
Resumo: Olhar para escola como um espaço de ensino e aprendizagem alinear nos posiciona em lugares que vão contra a lógica hegemônica que historicamente se perpetua nas instituições educacionais. Dessa forma, adotando visões decoloniais, buscamos, nesse artigo, refletir sobre a disciplina Metodologia de Ensino de Matemática do curso de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos, que tem como objetivo formar profissionais, de forma presencial e a distância, para atuarem na educação de estudantes Surdos, seja num cenário bilíngue ou de inclusão. Assim, trazemos como metodologia, a pesquisa Narrativa devido as suas características de atravessamento que nos permitem olhar para experiências educacionais como objetos de pesquisa e através deles construir conhecimentos na área educacional. Assim, apresentamos reflexões sobre abordagens trabalhadas na formação docente a partir da premissa de que a Educação de Surdos se tornou uma modalidade de ensino e isso demanda olhares específicos para as metodologias e estratégias de ensino.
Descrição: Artigo publicado na Revista Espaço em língua portuguesa com resumo em Libras.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1546
Público Alvo: Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dionysio_Espaco.pdf432,18 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.