Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1546
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dionysio, Renata Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T14:25:39Z | - |
dc.date.available | 2025-06-16T14:25:39Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | DIONYSIO, Renata Barbosa. Lugar da metodologia de ensino de matemática na formação de pedagogo bilíngue: reflexões a partir de narrativas docentes. Revista Espaço, n. 61, jul-dez de 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1546 | - |
dc.description.abstract | Olhar para escola como um espaço de ensino e aprendizagem alinear nos posiciona em lugares que vão contra a lógica hegemônica que historicamente se perpetua nas instituições educacionais. Dessa forma, adotando visões decoloniais, buscamos, nesse artigo, refletir sobre a disciplina Metodologia de Ensino de Matemática do curso de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos, que tem como objetivo formar profissionais, de forma presencial e a distância, para atuarem na educação de estudantes Surdos, seja num cenário bilíngue ou de inclusão. Assim, trazemos como metodologia, a pesquisa Narrativa devido as suas características de atravessamento que nos permitem olhar para experiências educacionais como objetos de pesquisa e através deles construir conhecimentos na área educacional. Assim, apresentamos reflexões sobre abordagens trabalhadas na formação docente a partir da premissa de que a Educação de Surdos se tornou uma modalidade de ensino e isso demanda olhares específicos para as metodologias e estratégias de ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Lugar da metodologia de ensino de matemática na formação de pedagogo bilíngue: reflexões a partir de narrativas docentes | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Artigo publicado na Revista Espaço em língua portuguesa com resumo em Libras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dionysio_Espaco.pdf | 432,18 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.