Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1529
Título: | Formação do pedagogo bilíngue: narrativas e atravessamentos nas aulas de metodologia de ensino de matemática |
Autor(es): | Santos, Sheila Martins dos Dionysio, Renata Barbosa |
Produtor: | UERJ |
Palavras-chave: | Formação Docente;Pesquisa Narrativa;Metodologia de Ensino de Matemática |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | UERJ |
Citação: | SANTOS, S. M.; DIONYSIO, R. B. Formação do pedagogo bilíngue: narrativas e atravessamentos nas aulas de metodologia de ensino de matemática. VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL VOZES DA EDUCAÇÃO- EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA: A ESCOLA PÚBLICA COMO UM TERRITÓRIO DE (RE)CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA, Rio de Janeiro, 2024 |
Resumo: | A Pesquisa Narrativa se apresenta como importante caminho teórico-metodológico (Lima, Geraldi, Geraldi, 2015) para investigações com sujeitos que ocupam diferentes espaços no contexto escolar. Ferreira (2015) aponta que a Pesquisa Narrativa pode ser um importante caminho de formação docente. Dessa forma, o objetivo geral desse estudo é apresentar como as Narrativas são utilizadas nas aulas de Metodologia de Ensino de Matemática em prol da formação do pedagogo Bilíngue. Para isso, as aulas são construídas com olhares descoloniais (Rufino, 2021), tentando romper discursos hegemônicos, hierarquizantes e que desvalorizem a diversidade. Inicialmente foi necessário problematizar as narrativas discentes sobre o aprender Matemática (Dionysio e Furtado, 2019), para que preconceitos, traumas fossem rompidos e assim, iniciar a construção coletiva de sujeitos que podem construir um ensinar Matemática em cenários acolhedores, lúdicos e colaborativos. Ao longo da disciplina percebemos que as narrativas surgem como denúncias de situações em que a Matemática serviu como elemento de controle, de aprisionamento, de coação. A partir dessa consciência, foi possível construir coletivamente cenários de ensino e aprendizagem que valorizem os saberes e espeitem a diversidade presente na Escola Básica. |
Descrição: | Resumo do trabalho apresentado no VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL VOZES DA EDUCAÇÃO- EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA: A ESCOLA PÚBLICA COMO UM TERRITÓRIO DE (RE)CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA, organizado pela UERJ, Rio de Janeiro, 2024 |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1530 |
Público Alvo: | Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS_DIONYSIO_Seminario_Vozes_Mat_identificado (1).pdf | 124,02 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.