Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1528
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFurtado, Luciana Andreia Rodrigues-
dc.contributor.authorDionysio, Renata Barbosa-
dc.date.accessioned2025-05-26T13:48:56Z-
dc.date.available2025-05-26T13:48:56Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1528-
dc.description.abstractA formação de Pedagogos Surdos (Dorziat, 2009) na perspectiva do bilinguismo (Quadros, 1997) tem sido um desafio para nós ouvintes, uma vez que são sujeitos que se constituem em uma perspectiva visual e com questões identitárias, linguísticas e culturais diferentes. Historicamente, os Surdos foram condicionados à práticas educacionais de matriz ouvintistas (Skliar, 2016) e isso fez com que eles forem moldados de acordo com padrões ouvintes. Por meio de lutas da Comunidade Surda, foi se conquistando direitos educacionais e sociais que atendessem a suas especificidades. Diante desse cenário, o objetivo do presente estudo é apresentar como as narrativas autobiográficas (Ferreira, 2015) dos futuros Pedagogos Surdos surgem em seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Para isso, usamos a Pesquisa Narrativa (Sampaio, Ribeiro, 2014) como percurso teórico-metodológico com o objetivo de construir tessituras a partir das narrativas discentes e do referencial teórico da área. Através das orientações de Trabalho de conclusão de Curso, desde a escolha do tema até a conclusão, percebemos como as marcas de uma inclusão educacional perversa (Dorziat, 2009) estão presentes em suas narrativas, suas escritas e seus pertencimentos. Com isso, nosso trabalho tem sio problematizar discursos que forma naturalizados em prol da construção de um protagonismo nesses futuros Pedagogos Surdos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUERJpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectPesquisa Narrativapt_BR
dc.subjectEucação de Surdos.pt_BR
dc.titleTrabalho de conclusão de curso como ambiente de construção de narrativas em prol da formação do pedagogo surdopt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerUERJ-
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalResumo de trabalho apresentado VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL VOZES DA EDUCAÇÃO- EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA: A ESCOLA PÚBLICA COMO UM TERRITÓRIO DE (RE)CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FURTADO_DIONYSIO_SeminarioVozes_TCC_identificado.pdf64,41 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.