Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1520
Título: | Educação indígena: uma reflexão sobre as publicações na SciELO e BDTD sobre o acesso dos alunos indígenas ao ensino superior |
Autor(es): | Oliveira, Davyd Myke |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Acesso e permanência;Educação indígena;Lei 12.711/12;Ensino Superior |
Data do documento: | Out-2022 |
Editor: | DESU/INES |
Citação: | OLIVEIRA, Davyd Myke. Educação indígena: uma reflexão sobre as publicações na SciELO e BDTD sobre o acesso dos alunos indígenas ao ensino superior. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2022. |
Resumo: | A educação indígena ainda é algo muito delicado de se falar, trata-se de uma situação em que o conflito cultural existe de forma camuflada pelas políticas públicas que dão a entender que a simples criação de cotas para ingresso dos menos favorecidos irá resolver uma questão cultural de 500 anos. O presente trabalho traz uma abordagem direta sobre as leis criadas para amenizar o abismo cultural e social que existe entre os povos indígenas e os não indígenas, devido ao esquecimento, ou o lembrar tardio destas etnias. Para realizar a pesquisa sobre a educação indígena no ensino superior, foi realizado um levantamento no Scientific Eletrônic Library Online (SciELO) e na base de trabalhos acadêmicos Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). De uma forma geral, a literatura científica sobre a educação dos povos indígenas apresenta conquistas importantes para esse grupo, que foi negligenciado por séculos no Brasil, e as pesquisas acadêmicas apontam as temáticas voltadas para a educação de mulheres, cotas na educação de indígenas, educação bilíngue, cultura e educação indígena, dentre outras. As principais questões apontadas nas teses e dissertações estão relacionadas à importância das culturas indígenas no Mato Grosso do Sul, além das políticas públicas. São apontadas as dificuldades e os preconceitos que os indígenas enfrentam no meio acadêmico. São relatados pelos próprios alunos indígenas questões sociais, na maioria dos casos, relacionadas à língua falada nas universidades. Há um longo caminho pela frente a percorrer pelos povos indígenas, pois seus direitos são frequentemente violados, seus costumes dizimados em prol da dita “colonização”. Garantir direitos a esses povos significa reconhecer e considerar as escolhas e o modo como desejam permanecer em seus lugares, para que, de algum modo possível, amenizem-se os danos outrora causados pela destruição de seus territórios. |
Descrição: | TCC do curso de Pedagogia na modalidade online. Texto em português e com QRCode em Libras |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1521 |
Público Alvo: | Ensino Superior |
Colaborador: | Chalhub, Tania (orientadora) |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Davyd Myke Oliveira_TCC_Final.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.