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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Davyd Myke-
dc.contributor.otherChalhub, Tania (orientadora)-
dc.date.accessioned2025-03-24T16:08:41Z-
dc.date.available2025-03-24T16:08:41Z-
dc.date.issued2022-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Davyd Myke. Educação indígena: uma reflexão sobre as publicações na SciELO e BDTD sobre o acesso dos alunos indígenas ao ensino superior. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1521-
dc.description.abstractA educação indígena ainda é algo muito delicado de se falar, trata-se de uma situação em que o conflito cultural existe de forma camuflada pelas políticas públicas que dão a entender que a simples criação de cotas para ingresso dos menos favorecidos irá resolver uma questão cultural de 500 anos. O presente trabalho traz uma abordagem direta sobre as leis criadas para amenizar o abismo cultural e social que existe entre os povos indígenas e os não indígenas, devido ao esquecimento, ou o lembrar tardio destas etnias. Para realizar a pesquisa sobre a educação indígena no ensino superior, foi realizado um levantamento no Scientific Eletrônic Library Online (SciELO) e na base de trabalhos acadêmicos Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). De uma forma geral, a literatura científica sobre a educação dos povos indígenas apresenta conquistas importantes para esse grupo, que foi negligenciado por séculos no Brasil, e as pesquisas acadêmicas apontam as temáticas voltadas para a educação de mulheres, cotas na educação de indígenas, educação bilíngue, cultura e educação indígena, dentre outras. As principais questões apontadas nas teses e dissertações estão relacionadas à importância das culturas indígenas no Mato Grosso do Sul, além das políticas públicas. São apontadas as dificuldades e os preconceitos que os indígenas enfrentam no meio acadêmico. São relatados pelos próprios alunos indígenas questões sociais, na maioria dos casos, relacionadas à língua falada nas universidades. Há um longo caminho pela frente a percorrer pelos povos indígenas, pois seus direitos são frequentemente violados, seus costumes dizimados em prol da dita “colonização”. Garantir direitos a esses povos significa reconhecer e considerar as escolhas e o modo como desejam permanecer em seus lugares, para que, de algum modo possível, amenizem-se os danos outrora causados pela destruição de seus territórios.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDESU/INESpt_BR
dc.subjectAcesso e permanênciapt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectLei 12.711/12pt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titleEducação indígena: uma reflexão sobre as publicações na SciELO e BDTD sobre o acesso dos alunos indígenas ao ensino superiorpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalTCC do curso de Pedagogia na modalidade online. Texto em português e com QRCode em Libraspt_BR
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Ciências Humanas

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