Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1441
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tesche de Oliveira, Ketlin Lisiane de Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-09T14:17:53Z | - |
dc.date.available | 2024-02-09T14:17:53Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ketlin Lisiane de Silveira Tesche de. A surdocegueira: estudo de caso do Ensino Fundamental II. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 43, ano 2022, p. 10-20, 2022. Semestral. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2495 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1441 | - |
dc.description.abstract | A educação de alunos surdocegos é uma área que requer atenção especial, pois a surdocegueira é uma condição única e não pode ser desmembrada por apenas surdo ou apenas cego. O presente trabalho tem como objetivo definir as características de um aluno surdocego e o estudo de caso de um aluno com essa condição, matriculado no sétimo ano do fundamental, o qual passa por uma série de testagens para encontrar a melhor maneira de adaptar materiais para uso durante a sua aprendizagem. O método utilizado foram as análises das obras de autores que estudaram sobre a surdocegueira e o estudo de caso, relatando a experiência observada. Verificamos que, para o caso do aluno em questão, os materiais a que ele mais se adaptou foram com o uso do plano inclinado e a ampliação do material com espaçamento, assim como também percebemos que apesar desse aluno ter se identificado nestas condições, outros alunos não serão iguais, devendo fazer novas adaptações. Consequentemente, a partir das testagens efetuadas, podemos definir metodologias mais acessíveis para esse aluno a fim de que ele consiga fazer sua aprendizagem de forma satisfatória. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject | Surdocegueira | pt_BR |
dc.subject | Testagem pedagógica | pt_BR |
dc.title | A surdocegueira: estudo de caso no Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Educação Básica | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Vol. 43 (2022), Semestral – ISSN-1518-2495. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/arqueiro-43. Acesso em: 23 jan. 2024. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arqueiro 43-10-19.pdf | 182,19 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.