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Título: O uso da língua de sinais por crianças autistas: leitura e observações de aplicabilidade
Autor(es): Passos, Thalita Mayrink Xavier
Batista dos Santos, Tiago
Produtor: INES
Palavras-chave: Língua;Comunicação;TEA;Surdez
Data do documento: 2022
Editor: INES
Citação: PASSOS, Thalita Mayrink Xavier; SANTOS, Tiago Batista dos. O uso da língua de sinais por crianças autistas: leituras e observações de aplicabilidade. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 43, ano 2022, p. 50-65, 2022. Semestral.
Resumo: A diversidade da surdez, sob a visão antropológica, é um mote para pensar diferentes formas de incluir esses sujeitos na sociedade, pois ela nos permite lançar um olhar sobre esses indivíduos como sujeitos, considerando as suas características e diversidade. Pensar nos aspectos culturais dessa comunidade envolve um aceite da língua de sinais como natural e que ela pode ser aprendida pelas crianças desde sob a ótica da comunicação e não da reabilitação. Este trabalho surge das discussões realizadas durante o curso de Aperfeiçoamento promovido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos- INES, cujo tema é atendimento aos surdos com outras deficiências e vem se debruçar sobre alguns aspectos do uso da língua de sinais por crianças autistas. A fim de atender a proposta do curso, este trabalho foi construído como uma pesquisa teórico-prática. Trata--se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo é compreender quais aspectos devem ser considerados para que a comunicação em Língua de sinais seja incluída no desenvolvimento da criança autista. Para o andamento da pesquisa, foi utilizada uma revisão bibliográfica sobre o uso da Libras por crianças autistas e depoimento de professores que atuaram no atendimento de crianças autistas. Através de algumas reflexões sobre o que vem sendo proposto como ensino de língua de sinais como meio alternativo de comunicação para essas crianças, foi possível compreender que a forma de abordagem apresentada e os mecanismos de ensino e proposta não se enquadram numa perspectiva de ensino-aprendizagem de língua. Porém estão associados a uma proposta de ensino de elementos manuais e visuais de comunicação alternativa. Foi possível identificar também a importância das relações afetivas na escolha das melhores maneiras de realizar uma intervenção em cada caso, não sendo ignorada a utilização de sinais e gestos caseiros nessa construção de relação. Assim, propomos que sejam pensadas outras estratégias de intervenção utilizando esses sinais, adotando o que podemos associar aos sinais metódicos, mas que tivessem como recurso, sinais icônicos de diferentes ínguas de sinais, gestos caseiros comuns, que poderiam ser experimentados nas interações entre educadores-aluno e familiar-estudante.
Descrição: Vol. 43 (2022), Semestral – ISSN-1518-2495. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/arqueiro-43. Acesso em: 23 jan. 2024.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1438
ISSN: 1518-2495
Público Alvo: Educação Básica
Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

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